Focus2Comply reforça equipa com novas integrações

Cibersegurança e InfoSec Notícias

António Brás Monteiro, Cristina Pereira da Silva e Daniel Jorge Ferreira são os três novos profissionais que acabam de integrar a Focus2Comply. As recentes integrações surgem na sequência do crescimento orgânico e de consolidação da empresa de consultoria.

“Cada vez mais, sentimos que faz sentido a existência de um player que aposte claramente numa presença consolidada e de médio/longo prazo nesta nossa área de actuação”, diz Luis Lobo e Silva, managing partner da Focus2Comply. “São preocupações recorrentes para as organizações nossas clientes e associadas à própria matriz da nossa empresa e por isso não faz sentido, pelo menos para nós, ter uma postura oportunística e de posicionamento ad-hoc, com recursos subcontratados que não garantam a continuidade do nível de serviço de longo prazo que queremos prestar e muito menos, a idoneidade com que estes temas merecem ser endereçados”, comentou.

A empresa, cujo foco são as áreas de governance, risk & compliance em matérias de segurança de informação, continuidade de negócio, gestão de risco, privacidade e gestão de serviços, passa assim a contar com António Brás Monteiro, como membro do advisory board, Cristina Pereira da Silva, como senior consultant na área de management systems, e Daniel Jorge Ferreira, como responsável pela área global de cybersecurity & IT management, acumulando funções de managing partner da empresa em Angola.


Artigo contínua depois da publicidade



António Brás Monteiro é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa e concluiu diversos cursos pós-graduados como o de “Política Comum de Segurança e Defesa” do European Security and Defence College através da War Studies University, “Inovação, ética e segurança” da Delft University of Technology, “Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço” do Instituto da Defesa Nacional e da Academia Militar, “Gestão de Crises” e “Contraterrorismo” ambos pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, bem como os cursos oferecidos pelo Gabinete Nacional de Segurança. Foi-lhe concedida também a credenciação ‘NATO SECRET’ pela Autoridade Nacional de Segurança. Desde 2017, é gestor de projectos na empresa de defesa e segurança Tekever, onde já participou em estudos NATO, em projectos da Agência Europeia de Defesa e em vários projectos de investigação e inovação, na área da segurança, financiados pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020.

Cristina Pereira da Silva é licenciada em Engenharia Química pelo IST e tem uma Pós-Graduação em Cibersegurança e Gestão Lean. Auditora experiente em Gestão Ambiental, Segurança e Saúde Ocupacional. É certificada como Encarregada de Protecção de Dados pela Irish Computer Society e auditora principal do IRCA para ISO/IEC 27001. Nos últimos anos, trabalhou como Directora de Segurança da Informação e Encarregada de Protecção de Dados numa empresa de serviços e software de gestão documental, bem como Consultora em Segurança da Informação.

Daniel Jorge Ferreira tem mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia da informação. É licenciado em Ciência da Computação e tem mestrado com tese e dissertação em ROSI (Retorno do Investimento em Segurança) como medida de prevenção na segurança da informação das organizações”. Foi quadro da GNR, na Escola Prática para ministrar aulas e posteriormente no Comando Geral para a área de Administração de Sistemas e Redes, participando do início da RNSI e SIRESP. Foi responsável pela área de Service Desk e Suporte (1a e 2a linhas) a clientes empresariais, num operador de telecomunicações de referência nacional, onde passou a ampliar as suas competências na área de Governance e Segurança. Colaborou ainda na eSPap na área de Governance e ISO20000. Desde 2014 que trabalha entre Angola e Portugal, em projectos relacionados com GRC (Governance, Risk & Compliance).