Colete de segurança interactivo ajuda na prevenção de perigos

Notícias Segurança no Trabalho

E se pudesse ser alertado de uma situação de perigo antes de ela acontecer? Agora já é possível. O novo colete de segurança interactivo da Linde Material Handling avisa, com antecedência, os condutores de empilhadores e peões relativamente a situações perigosas. Trata-se de uma peça de vestuário inteligente com uma função de aviso vibrante, audível e altamente visível e uma extensão do sistema Safety Guarde da Linde, um sistema de assistência que aumenta a segurança dos condutores e peões nas suas imediações.

O colete de segurança interactivo é um sistema de segurança inovador que previne activamente perigos iminentes em ambientes logísticos que acaba de chegar o mercado português. O sistema, lançado pela Linde Material Handling, recebeu o prémio DEKRA 2019. Com este sistema, condutores de empilhadores e peões são alertados com antecedência relativamente a situações perigosas.

Uma omissão ou falta de dispositivos de segurança pode ter consequências graves. Durante a carga e descarga de mercadorias, nas manobras em corredores de prateleiras ou em situações ao ar livre, com visibilidade reduzida ou grande movimentação de pessoas, mercadorias e contentores, os perigos existentes são muitos e variados. “Nesses casos, é importante que os pedestres e motoristas sejam avisados, de forma confiável e em tempo útil”, diz empresa em comunicado.

 

Com este colete, “isso pode ser alcançado de forma extremamente eficaz, muito antes de alcançar o campo de visão do outro”, explica Benjamim Reis, especialista em segurança e chefe de vendas de segurança da Linde Material Handling.

O colete é baseado no sistema Linde Safety Guard introduzido no ano passado, que transmite com precisão sinais de rádio de banda ultra larga – mesmo através de paredes e portas – que permitem aos condutores de empilhadores ver em que direcção uma ou mais pessoas ou outros veículos estão a aproximar-se. Ao mesmo tempo, os peões podem ver, sentir e ouvir um veículo a aproximar-se através da sua unidade portátil. Até agora, este pequeno dispositivo móvel tinha de estar preso à roupa do utilizador.

Função de aviso integrada

Com integração num colete de segurança, certificado de acordo com a norma de protecção de avisos EN ISO 20471 Classe 1, “a unidade portátil Linde Safety Guard aumenta a sua fiabilidade e eficácia ao permitir a definição individual e precisa das zonas de aviso e a medição da posição com uma precisão de 10 cm”. Como refere Benjamin Reis, “se colocar o colete, leva automaticamente consigo o sistema de aviso”.

A peça está equipada com tiras de LED na frente e nas costas, que são constantemente acesas a 40% da potência nominal, mesmo em condições normais. Se houver perigo de um empilhador a aproximar-se, as tiras de LEDs mudam para o modo intermitente e aumentam a sua luminosidade para 200 por cento da potência nominal. “Isto é difícil de ignorar e garante a segurança de forma precisa”, diz Benjamin Reis.




PUB

Os especialistas em segurança da Linde Material Handling pensaram em cada detalhe do design do colete para alertas eficazes: posicionamento do alarme vibratório na zona da clavícula, aviso acústico perto da orelha e sem pontos mortos. A chuva também não é um problema, devido à baixa voltagem, o colete pode ser usado em todos os climas. A bateria está alojada num saco à prova de água e fornece energia ao sistema por até 16 horas sem interrupção. A bateria pode ser facilmente substituída em apenas alguns minutos, uma vez que está incluída uma bateria externa substituível.

O colete está disponível em seis tamanhos e foi concebido com materiais leves que permitem a máxima liberdade de movimento e baixa transpiração.

Este novo dispositivo de segurança, premiado pela DEKRA, especialista líder mundial em segurança, mesmo antes de ser lançado, também pode ajudar a reforçar a importância da segurança e saúde no trabalho. “Por último, mas não menos importante, é a prova da preocupação que os gestores têm pelos seus funcionários e mostra que a protecção do pessoal é uma prioridade elevada”, diz o especialista em segurança.