Metropolitano de Lisboa efectua limpeza e desinfecção de comboios

Notícias Saúde

O Metropolitano de Lisboa efectuou ontem, na estação de Telheiras, uma acção de limpeza e desinfecção de comboios e estações para a redução de risco de contaminação e contágio do COVID-19, através da aplicação do produto Microbe Shield Z-71 da marca Zoono.

A aplicação desse produto, já foi iniciada e será aplicada, nos próximos dias, em toda a frota de material circulante e estações, com especial incidência nos locais de contacto dos passageiros. A presente acção de desinfecção está prevista realizar durante o período de seis meses.

Nos comboios o desinfectante será aplicado nas cabines de condução do maquinista e nos salões de passageiros, nomeadamente nos bancos, varões, pegas, vidros e outras superfícies. Nas estações, será aplicado nos corrimãos das escadas fixas e mecânicas, mobiliário de estação, máquinas automáticas de venda de títulos, cabines e postos de venda, elevadores e outras instalações.

O produto Microbe Shield Z-71 é uma nova e disruptiva tecnologia de desinfecção física, inócua para os humanos e animais mas mortal para uma ampla variedade de bactérias, fungos, leveduras e vírus, nomeadamente o coronavírus que causa a COVID-19.

O produto foi testado segundo a norma europeia EN14476 para várias estirpes de coronavírus, tendo revelado uma eficácia superior a 99,99% ao fim de 5 minutos.

pub


A aplicação deste produto é feita através de nebulização nos espaços, com equipamento de nebulização eléctrico. Não contém álcool ou produtos químicos nocivos. Revela-se mais eficaz que os outros desinfectantes com uma acção duradoura e prolongada, mantendo-se activo o efeito biocida até 30 dias.

O produto, depois de aplicado, deixa uma camada monomolecular que se liga às superfícies. Trata-se de uma camada microscópia de “espinhos” que destroem os microrganismos. A limpeza de rotina não interfere com a sua ação, que será reforçada semanalmente com o mesmo produto, mas através de aplicação manual, nas superfícies mais críticas.

O produto é aplicado por uma equipa especializada e especificamente formada, supervisionada pelo representante da Zoono em Portugal. O efeito biocida ativo do produto será monitorizado pelo representante da empresa.

O Metropolitano de Lisboa, com o conjunto de medidas internas e externas já implementadas e outras ainda, em fase de implementação, encontra-se preparado para dar cumprimento ao seu Plano de Contingência para combate à Pandemia de COVID-19, no estrito cumprimento das instruções emanadas pela Direcção Geral da Saúde e em alinhamento com as melhores práticas implementadas noutras empresas congéneres e instituições nacionais e internacionais.