Carris reforça medidas de segurança

Notícias Saúde

No quadro de monitorização permanente que está a ser efectuada pela gestão da CARRIS e em reforço das medidas que têm vindo a ser implementadas, o Conselho de Administração da CARRIS decidiu reforçar as medidas preventivas ao COVID-19.

• No que respeita à operação regular de transporte público, irá manter-se a oferta. A partir do dia 15 de Março, a entrada nos veículos da CARRIS, autocarros e eléctricos, passará a ser realizada através da porta traseira, de modo a reduzir o contacto físico com os tripulantes.
o A CARRIS irá durante esta semana colocar fitas delimitadoras do posto do tripulante.
o Dado que as entradas se passam a efectuar pela porta de saída, os clientes deverão adoptar as regras que já estão habituados a utilizar em outros modos (nomeadamente no Metropolitano e na CP), ou seja, deixar os passageiros sair primeiro antes de entrarem na viatura.

• Na sequência da colocação da sinalética nos veículos da CARRIS, a venda de tarifas de bordo nos veículos da CARRIS encontra-se suspensa por tempo indeterminado.

• As validações por parte dos passageiros são facultativas.

• Os autocarros vão passar a parar obrigatoriamente em todas as paragens, independentemente de existirem passageiros que pretendam sair, ou entrar, dispensando assim os clientes de accionar o botão de stop.

• O acesso ao miradouro de Santa Justa, bem como o elevador de Santa Justa encerrarão por tempo indeterminado a partir do dia 15 de Março.

• Os ascensores do Lavra e da Glória mantêm a sua operação normal, sem vendas de tarifas de bordo.

• O ascensor da Bica, mantém a sua operação normal, mas o compartimento do guarda-freio ficará interditado a passageiros. As vendas de tarifas de bordo estarão suspensas tal como nos outros meios da CARRIS.

• As transacções comerciais na rede própria da CARRIS, Lojas e Quiosques, passam a ser realizadas exclusivamente por pagamentos com cartão.

• A partir de segunda-feira, dia 16 de Março, o acesso às instalações da CARRIS implicará uma medição de temperatura.

• No seguimento das solicitações dos motoristas e guarda-freios da CARRIS, a utilização de máscaras por parte destes é deixada ao critério individual de cada um. É relembrado que as orientações da DGS estão alinhadas com o procedimento até agora adotado na CARRIS, isto é, a máscara está indicada apenas para situações em que há uma suspeição de infecção por COVID-19.

Adicionalmente, a CARRIS recomenda:
o sempre que possível, assegurar uma distância mínima de um metro relativamente a outros passageiros;
o havendo lugares vazios, não se sentar junto a outro passageiro;
o nas paragens, efectuar fila assegurando um perímetro de segurança de um metro.

A empresa reforçou também a limpeza de todos os seus veículos. Estes são desinfectados diariamente, com especial atenção para as superfícies mais tocadas e pontos de contacto.

 

 

 

Fotos: CML