Unidade de Emergência Militar mobilizada em Espanha no combate ao COVID-19

Notícias Saúde

O Governo espanhol declarou estado de emergência para gerir a crise sanitária actual, com a publicação do decreto 463/2020. Para fazer cumprir as medidas do decreto em causa, o Estado conta com o apoio das forças armadas, estando mobilizados cinco batalhões.

A Unidade de Emergência Militar mobilizou cerca de 1000 militares dos cinco batalhões e 287 veículos em diferentes zonas do país.

Na área sob responsabilidade do primeiro batalhão de intervenção de emergência, com o apoio do Regimento de Apoio e Intervenção de Emergência e do batalhão de transmissão da Unidade de Emergência Militar, está um total de 301 militares com 52 veículos em Madrid, Getafe, Pinto, Parla, Valdemoro, Alcobendas, POzuelo, Majadahonda e San Sebastián de los Reynes, assim como Guadalajara e arredores.

O segundo batalhão de intervenção de emergências conta com 110 militares e 24 veículos em Sevilha e Málaga. Para a Gran Canaria e Tenerife foram mobilizados 38 militares e 15 veículos.

O terceiro batalhão de intervenção conta com 110 militares e 29 veículos dedicados a desinfecção de comboios de alta velocidade na estação Joaquín Sorolla de Valencia, aeroporto de Manises, estação de metro de Xátiva e estação do Norte, porto de Sagunto e localidade de Torrente e Paterna.

O quatro batalhão de intervenção tem 176 militares e 55 veículos em Huesca, Sabinanigo, Jaca, Fraga, Caspe, Teruel e a comunidade de La Rioja.

O quinto batalhão,conta com 244 militares e 73 veículos nas áreas de Burgos e Valladolid para desinfecção de estações de comboios de Campogrande e autocarros, acessos ao hospital de León.

Os militares da brigada de paraquedistas do Exército transferiram para o hospital de Alcalá de Henares, Madrid, 45 camas cedidas por hotéis da cidade.

Pub