Aeroportos portugueses já têm sistema de detecção de febre

Notícias Transportes Videovigilância

A ANA Aeroportos, gestora dos aeroportos portugueses, já procedeu à instalação de equipamentos de medição de temperatura corporal em alguns aeroportos do país. Com esta medida, a empresa consegue medir a temperatura dos passageiros que chegam a Portugal.

Esta medida insere-se no âmbito do reforço da segurança das infra-estruturas portuárias para tentar travar o contágio do novo coronavirus.

“A ANA – Aeroporto de Portugal no cumprimento de decisão do governo e das autoridades de saúde para reforçar a segurança nos aeroportos, adquiriu equipamentos de medição da temperatura corporal, os quais estão a ser sequencialmente instalados nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada”, refere a empresa em comunicado.

A instalação das câmaras de infra-vermelhos no aeroporto de Lisboa e Porto já está finalizada e os equipamentos estão em funcionamento.

Agora seguem-se os aeroportos de Faro, Madeira e Ponta Delgada. O equipamento permite uma maior rapidez na circulação, diminuindo o transtorno causado aos passageiros.

Caso seja detectada temperatura corporal elevada, os passageiros são sujeitos a um segundo rastreio por uma equipa de técnicos de saúde,

O sistema automático de detecção de febre da Instaltech foi o escolhido pelas autoridades portuguesas para detecção da temperatura corporal. A instalação nos aeroportos de Lisboa e Porto já foi efectuada e os equipamentos estão em operação pelos profissionais do INEM.

Além dos aeroportos, a Instaltech irá proceder à instalação dos mesmos equipamentos em hospitais e indústrias fundamentais para a economia.

O sistema conta com uma tecnologia de imagem térmica de alto calibre num sistema modular de câmara dupla. Segundo refere a empresa no seu site, “qualquer objecto com temperatura acima de zero absoluto emite uma quantidade detectável de radiações IR. A câmara térmica converte radiações IR numa imagem gráfica e faz medição da temperatura com elevada precisão devido ao seu algoritmo de análise. Com medições em tempo real, o sistema permite configurar alertas baseados na detecção de temperatura anormal”.

Pub