Leiria: Cruz Vermelha actua contra a pandemia de Covid-19

Notícias Saúde

Cientes das dificuldades extremas causadas pela infecção pelo novo coronavírus, as Instituições Humanitárias têm uma responsabilidade acrescida e uma relevância ainda maior neste combate à pandemia.

A Delegação de Leiria da Cruz Vermelha, graças à mobilização de mais de 30 voluntários, estruturou respostas em três grandes eixos:

✓ Apoio à Comunidade
✓ Alívio da pressão no sistema de resposta
✓ Protecção individual de todos os que trabalham com a organização

A Cruz Vermelha de Leiria activou uma equipa de apoio psicossocial do modelo pré-exigente e a sua mobilização para a linha de apoio da coordenação nacional da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta equipa conta com dois psicologos e uma assistente social com formação específica.

Além disso, conta com uma equipa constiuida por mais de 20 voluntários dedicados à organização e capacitação logística de material e projectos que serão empenhados de modo a fazerem face a necessidades de âmbito nacional.



Esta delegação está em coordenação permanente com a Câmara Municipal e Leira, entidades de protecção civil distrital e a coordenação nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.

Foi ainda criado um projecto de apoio à comunidade para fazer face às necessidades dos grupos mais vulneráveis no acesso a medicação e bens alimentares.

A delegação conta com duas linhas disponíveis para pedidos, disponibilizando voluntários que fazem compras e recados a quem precisar (910 185 073 / 244 823 725
dleiria.respostassociais@cruzvermelha.org.pt)

Por fim, a 22 de Março, foi mobilizada uma equipa que disponibilizou e montou uma tenda insuflável de 4 arcos junto do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa.

Os interessados em integrarem esta equipa poderão inscrever-se através do formulário: https://cvp.odoo-community.pt/jobs/detail/voluntario-1.