Espanha tem projecto de segurança com fibra óptica

Notícias

O Grupo TSO colaborou com a Sabico Seguridad na implementação do primeiro sistema de segurança com fibra óptica plástica numa central de produção distribuída em Espanha. Concretamente, na instalação fotovoltaica de autoconsumo de 424 kWp no telhado de um centro universitário privado de renome, situado em Sevilha.

Este sistema inovador denominado Single Fop consiste na instalação de fibra óptica plástica em cada um dos painéis solares da central fotovoltaica, garantindo assim a máxima protecção contra roubos e incidentes, através da geração de comunicações via e-mail do estado da central em tempo real. A central de produção distribuída no telhado para auto-consumo, onde a Single Fop foi implementada pela primeira vez em Espanha, é constituída por um total de 1117 painéis solares, para os quais foram necessários mais de 2 km de fibra óptica plástica.

Algumas das vantagens deste inovador sistema de segurança e protecção são a sua cablagem, que tem apenas 2,2 mm de diâmetro e é fácil de instalar nos painéis solares, e a imunidade à interferência de antenas, cabos eléctricos ou intempéries. Entre outras qualidades, funciona a temperaturas extremas, de -40º a +85º, devido ao seu núcleo de polimetilmetacrilato (PMMA) e ao seu revestimento anti UV.


Com este projecto pioneiro, o Grupo TSO e Sabico Seguridad unem esforços com o objectivo de implementar em Espanha um autoconsumo fotovoltaico que sob o selo desta cooperação é sinónimo de qualidade, segurança e excelência, integrando o acompanhamento e assistência à eficiência energética garantida pelo Grupo TSO, através do seu departamento GRAE, com o avançado sistema de segurança e protecção Single Fop da Sabico Seguridad, monitorizado numa das suas Centrais de Recepção de Alarmes (ARC).