Projecto europeu quer rastrear propagação do vírus

Notícias Saúde

Pepp-PT, assim se chama o projecto europeu para desenvolvimento de uma app que pretende rastrear a propagação do vírus Sars-Cov-2 na Europa. O projecto está a ser desenvolvido por especialistas de universidades e empresas europeias e pretende assegurar a preservação da privacidade.

Esta app replica os modelos asiáticos e pode ser instalada em smartphones de forma a rastrear as pessoas que possam ter estado em contacto com pessoas infectadas com Covid-19. O seu manifesto está disponível aqui.

Este tipo de app já foi implementado na China, Singapura e Coreia do Sul, entre outros e pretende ajudar as autoridades a agir de forma mais célere para impedir a propagação da doença.

Neste momento, fazem parte do projecto instituições da Austria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Suiça e Espanha. Porém, está aberto à entrada de mais entidades e interessados que queiram contribuir de alguma forma para a dinamização do projecto.

O projecto cria um registo que usa georeferenciação que emite alertas quando um smartphone chega perto de outro. Quando um indivíduo positivo para o novo coronavírus (ou suspeito de o ter – embora aí dependa de indicação da própria pessoa) está perto de outras pessoas em risco de infecção, estas podem ser rapidamente notificadas disso.

A iniciativa europeia chama-se Pan-European Privacy-Preserving Proximity Tracing – Rastreamento pan-europeu de proximidade e de preservação de privacidade e tem a sigla PEPP-PT.

O PEPP-PT reúne 130 investigadores de oito países. A nova plataforma de uso anónimo pretende utilizar tecnologia Bluetooth de baixa energia de forma a que respeite o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD ou GDPR) da União Europeia e indica que não exige o rastreamento intrusivo dos dados de localização de cada um.

O objectivo passa por registar as conexões feitas entre smartphones e, incluí-las num servidor central durante duas semanas usando uma criptografia forte anti-hackers.

Apenas as autoridades locais de saúde podem fazer o download dos dados para notificar as pessoas em risco de infecção e pedir para que se isolem.

O projecto PEPP-PT é baseado na app de Singapura TraceTogether.

As principais características do PEPP-PT incluirão tecnologias de localização de proximidade bem testadas; anonimização segura dos dados; protocolos fiáveis para permitir o contacto entre utilizadores e funcionários da saúde num ambiente conforme com a protecção de dados; APIs que podem fornecer cadeias de contacto anónimas, etc. PEPP-PT também publica uma implementação de referência que fornece blocos de construção para a criação de aplicações locais de localização de proximidade, bem como serviços backend seguros e escaláveis que podem lidar imediatamente com centenas de milhões de dispositivos registados por país, diz a organização.