Sony descontinua linha de videovigilância

Notícias Videovigilância

A Sony anunciou que irá descontinuar a produção de câmaras de segurança. Com esta decisão, a parceria que mantinha com a Bosch chega ao fim.

Três anos e meio depois de ter anunciado uma parceria com a Bosch, tendo esta última assumido as vendas e comercialização das câmaras de videovigilância da marca Sony em todos os mercados, excepto no Japão, as duas empresas anunciaram, este mês, o fim da colaboração.

Um porta-voz da Bosch disse à imprensa especializada internacional que empresa continuará a distribuir produtos de video vigilância da marca Sony até Dezembro de 2020. Após esta data, o acordo de cooperação, iniciado em Novembro de 2016, chegará ao fim, sendo que a Bosch apenas distribuirá o modelo de câmara multisensor.

De acordo com a mesma fonte, todas as câmaras da marca Sony, com excepção da SNC-WL862, serão descontinuadas até Dezembro. A Bosch continuará a fornecer os serviços de manutenção aos produtos e sistemas Sony existentes.

“Decidimos descontinuar os produtos de câmaras de segurança (excepto o SNC-WL862) com base em múltiplos factores, incluindo as necessidades dos clientes, o ambiente de mercado mais recente e o crescimento comercial previsto a médio e longo prazo”, indica a empresa.

A Sony, como avança a imprensa especializada, tal como a maioria dos concorrentes, “não conseguiu acompanhar o ritmo de reduções de preço e lançamentos de produtos de alguns fabricantes chineses”.

Em Julho de 2019, a Sony integrou a sua equipa de vendas e marketing à Bosch. Já em Fevereiro deste ano, anunciou que a pandemia de coronavírus estava a afectar asua produção de câmaras e recomendava que os clientes da Sony passassem a comprar os produtos Bosch. A Bosch anunciou então que a produção de até 24 modelos de câmara estava a ser encerrada, além de vários acessórios.

A IPVM informou que a Sony ainda terá um negócio significativo de sensores e módulos de câmara. Os componentes da Sony são usados regularmente em produtos de vigilância de ponta, incluindo os rivais da marca Sony, como Axis, Hikvision e Bosch. A IPVM também informou que a Sony continuará a vender sensores, que são usados em vários dispositivos de IoT, como smartphones.

A Panasonic é agora o único fabricante de videovigilância do Japão desde que a Canon entregou os seus negócios para adquirir a Axis.