Melom adopta sistema de desinfecção

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Como forma de garantir a continuidade das obras em curso e novos projectos, no contexto actual, a MELOM, dedicada à remodelação de imóveis em Portugal, tem vindo a adoptar medidas que visam reforçar a segurança dos trabalhadores e clientes. A desinfecção do local da obra, através de um sistema certificado, foi uma das medidas adoptadas pelas cerca de 200 unidades que compõem a rede especializada em obras, distribuídas de norte a sul do país.

Além do equipamento de protecção já utilizado, frequentemente, pelos trabalhadores, como óculos de protecção, luvas e máscaras, as equipas no terreno introduziram o processo de desinfecção do local, após realização da obra, que veio reforçar as medidas já adoptadas desde o início da pandemia.

Transporte de menos trabalhadores por maior número de veículos e desinfecção diária das viaturas partilhadas, utilização de protectores descartáveis para sapatos, redução do pessoal em obra, ao estritamente necessário, e instruções claras de isolamento social (obra-casa/casa-obra), são algumas das medidas implementadas pelas equipas.

João Carvalho, director-geral da MELOM, comenta: “a gestão da operação tem corrido de forma muito serena, existindo de parte a parte, franchisados MELOM e respectivos clientes, a compreensão mútua de que a prioridade máxima é a segurança e saúde de todos. Temos casos em que, dependendo da geografia e tipologia da obra, e mais comum nos casos de obras de construção, os projectos continuam a decorrer dentro do que chamaria “uma nova normalidade”, com os devidos ajustes nas equipas de trabalho e condições de higiene e segurança. Por outro lado, tivemos naturalmente de ajustar o processo de algumas obras em que os clientes, por necessidade de estarem em casa e por questões de privacidade, preferiram optar pelo adiamento da obra. Em todo o caso, os nossos esforços foram desde cedo no sentido de assegurar a continuidade dos projectos e, embora com algumas condicionantes externas, como disponibilidade de determinados materiais, toda a rede MELOM tem trabalhado para continuar a prestar um serviço com a qualidade pela qual somos reconhecidos”.

No caso de novos pedidos de obra, e com o objectivo de excluir ao máximo a necessidade de visita para efeitos de orçamentação, a empresa criou um novo serviço de aconselhamento e orçamentação por videochamada. Outras medidas estão a ser aplicadas pela empresa, como o teletrabalho para as equipas de escritório, reuniões promovidas em videoconferência, entre outras acções contínuas de sensibilização junto da rede.