Covid-19: GAVI apresenta a lista de candidatos à vacina

Notícias Saúde

Quando as vacinas candidatas chegam a ensaios clínicos em seres humanos, passam primeiro pela Fase 1 para testar a segurança da vacina, determinar as dosagens e identificar quaisquer potenciais efeitos secundários num pequeno número de pessoas. Os ensaios da Fase 2 exploram mais a segurança e começam a investigar a eficácia em grupos maiores. A fase final, os ensaios da Fase 3, a que poucas vacinas conseguem chegar, são muito maiores, envolvendo milhares ou dezenas de milhares de pessoas, para confirmar e avaliar a eficácia da vacina e testar se existem quaisquer efeitos secundários raros que só se manifestam em grandes grupos. Eis uma lista dos candidatos que estão na Fase 1 ou 2 e dos que estão próximos dos ensaios da Fase 1.

A GAVI foi criada em 2000 e é uma organização internacional – uma Aliança Mundial de Vacinas – que reúne os sectores público e privado com o objectivo comum de criar um acesso equitativo às vacinas novas e subtilizadas para as crianças que vivem nos países mais pobres do mundo. A corrida está a decorrer para encontrar uma vacina que impeça a propagação do vírus COVID-19. Países em todo o mundo estão a utilizar diferentes tecnologias de vacinas para tentar encontrar outras que possam travar a pandemia. Há mais de 102 vacinas candidatas em que os investigadores estão a trabalhar, oito das quais estão agora a ser testadas em ensaios clínicos em seres humanos.

Fase 2
CANSINO BIOLOGICS INC. VIRAL VECTOR VACCINE, CHINA

A única vacina candidata actualmente em ensaios da Fase 2 é a Ad5-nCoV que utiliza um vector viral não replicável inofensivo (essencialmente uma espécie de transporte molecular) para transportar antigénos da vacina para a célula humana – esta é a mesma plataforma que o criador da vacina CanSino Biologics Inc, baseado em Tianjin, utilizou para a sua vacina Ebola. A vacina foi desenvolvida em conjunto com o Instituto de Biotecnologia da Academia de Ciências Médicas Militares. O ensaio clínico inscreverá 108 sujeitos e terá lugar no Hospital Tongji em Wuhan, onde teve início a pandemia COVID-19.

Fase 1 / Fase 2
BIONTECH’S MRNA VACCINE, ALEMANHA
A BioNTech, trabalhando em conjunto com a Pfizer, acaba de começar a testar a sua vacina BNT162 em humanos em ensaios globais, inicialmente na Alemanha, com planos de a seguir com testes nos EUA e na China.

UNIVERSITY OF OXFORD’S VIRAL VECTOR VACCINE, REINO UNIDO
A vacina ChAdOx1, desenvolvida pela Universidade de Oxford, começou a ser testada em ensaios clínicos em humanos. A equipa efectuou ensaios em animais em Abril no laboratório de Saúde Pública de Inglaterra (PHE) no Reino Unido. Foram injectados furões e macacos com a vacina e depois administrada uma dose intranasal do vírus – estes ensaios foram promissores, uma vez que os seis animais a quem foi administrada a vacina não ficaram infectados com o vírus.

Fase 1
VMODERNA’S MRNA VACCINE, EUA
A primeira vacina a entrar na Fase 1 de ensaios clínicos, investigando a segurança e eficácia em seres humanos – saltando por enquanto os testes em animais – foi a vacina RNA desenvolvida pela Moderna (Cambridge, Massachusetts) e financiada pelo The National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID), que faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. A vacina está a ser testada em voluntários no Kaiser Permanente Washington Health Research Institute, em Seattle. A Moderna espera iniciar os ensaios da Fase 2 dentro dos próximos meses.

INOVIO PHINOVIO PHARMACEUTICALS’ DNA VACCINE, EUA
A Inovio colocou a sua vacina INO-4800 ADN em ensaios em seres humanos no início de Abril. Até agora, é a única empresa com uma vacina de Fase 2 contra o MERS-CoV relacionado. A empresa planeia iniciar ensaios clínicos em humanos nos EUA e, pouco depois, na China e na Coreia do Sul.

SHENZHEN GENO-IMMUNE MEDICAL INSTITUTE’S LENTIVIRAL VECTOR VACCINES, CHINA
Embora ainda não conste da lista de vacinas COVID-19 da OMS, o Shenzhen Geno-Immune Medical Institute tem duas vacinas candidatas – LV-SMENP-DC e um AAPC específico do agente patogénico – no registo de ensaios clínicos como estando na Fase 1 dos ensaios. Ambas as vacinas potenciais funcionam utilizando um lentivírus (uma família de vírus que inclui o VIH) para transportar o ADN do coronavírus para o corpo para desencadear uma resposta imunitária.

SINOVAC’S INACTIVATED VACCINE, BEIJING, CHINA
Esta vacina inactivada foi testada até agora em primatas e protegeu os rhesus macaques de contrair o vírus, três semanas após terem sido injectados com a vacina.

WUHAN INSTITUTE OF BIOLOGICAL PRODUCTS’S INACTIVATED VACCINE, WUHAN, CHINA 96 pessoas em três grupos etários diferentes receberam a vacina na primeira fase do ensaio clínico que teve início em 23 de Abril. Iniciaram os ensaios da fase 2, embora tal ainda não tenha sido confirmado pela OMS.

Brevemente na Fase 1
NOVAVAX’S PROTEIN SUBUNIT VACCINE, EUA – A Novavax está a utilizar uma plataforma tecnológica de nanopartículas para gerar antigénos a partir da proteína encontrada no invólucro exterior do coronavírus. Vários candidatos estão a ser testados em ensaios em animais, prevendo-se que a Fase 1 seja testada no próximo mês ou nos próximos dois.

UNIVERSITY OF QUEENSLAND/GSK’S PROTEIN SUBUNIT VACCINE, AUSTRÁLIA
Os investigadores da Universidade de Queensland, em Brisbane, estão a utilizar uma técnica patenteada de desenvolvimento de vacinas denominada “grampo molecular”. Em primeiro lugar, criam uma versão sintética da proteína característica que cobre o vírus, uma vez que esta pode desencadear uma resposta imunitária no corpo humano. Os investigadores esperam iniciar os ensaios em seres humanos em Julho.