Projecto Operator arranca e quer garantir bem-estar de profissionais

Notícias Segurança no Trabalho

O projecto Operator foi lançado em Março, está inserido no âmbito da Indústria 4.0, e tem como foco garantir o bem-estar físico e mental dos profissionais de todas as indústrias.

Este projecto nasce de uma iniciativa da Fraunhofer Portugal, NST Apparel, Volkswagen Autoeuropa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Universidade do Minho, MIT – Instituto de Engenharia e Ciência Médica, Controlconsul e Zenithwings.

O projecto contempla a recolha diária de informação sobre as necessidades, comportamentos e aspirações dos trabalhadores e do meio envolvente. Os dados serão apresentados num painel de controlo intuitivo, permitindo melhorar o processo de decisão, evitar lesões no trabalho e aumentar a produtividade.

Segundo o MIT, “sector industrial e de serviços em Portugal emprega cerca de 23% dos trabalhadores activos, o que o torna um sector de grande relevância para a Economia Nacional. No entanto, para garantir a competitividade, as estratégias de modernização e internacionalização são procuradas, especialmente no que diz respeito à transformação digital nos sistemas de produção desenvolvidos. Para o efeito necessitam de ser flexíveis para facilitar a passagem da produção em massa para a personalização em massa, mas mantendo sempre os trabalhadores, a sua produtividade, satisfação no trabalho e saúde no centro para que a transformação digital permita operações sustentáveis”.

O MIT propõe desenvolver ferramentas de análise de dados de exposição no local de trabalho, com base nos conceitos de Ergonomia Positiva, Operator 4.0 e Índices de Qualidade do Trabalho da Eurofound, através da recolha e visualização de dados sobre o ambiente físico, intensidade do trabalho, tempo de trabalho, ambiente social, competências e discrição, perspectivas de carreira e ganhos.

Através de uma componente tecnológica é possível efectuar a monitorização automática dos movimentos humanos e da exposição universal, com posterior análise detalhada dos movimentos e monitorização contínua dos métodos de trabalho ideais; apoiar o bem-estar mental através de auto-relatos e visualizações individuais para a sensibilização, educação e auto-gestão dos trabalhadores; apoiar a gestão de activos através de processos automatizados.
O objectivo do projecto é abordar a Indústria 4.0 de forma holística, mas do ponto de vista dos trabalhadores, recolhendo e cruzando dados quantitativos e qualitativos, construindo uma imagem mais rica do bem-estar dos trabalhadores e permitindo melhores modelos de previsão. “Vamos validar continuamente as nossas soluções e construir grandes conjuntos de dados através de um trabalho de campo contínuo, desde sessões de contacto curtas durante o desenvolvimento técnico, até testes de longo prazo que permitam uma avaliação de impacto”, diz o MIT.

O resultado será um produto, sob a forma de um sistema de tecnologias centrado em unidades de produção industrial que passaram ou estão a passar por uma transformação digital.

O projecto Operator visa fornecer um quadro inovador para a recolha automática de dados quantitativos e qualitativos nos locais de trabalho dos operadores industriais. Será desenvolvido um sistema de apoio à decisão baseado na recolha de dados (automatic – wearable sensors and semi-automatic – self reporting). Fá-lo-á sob três perspectivas, que se espera contribuam para benefícios tanto para o trabalhador como para o empregador: ergonomia, cognição e produtividade.

O projecto arrancou em Março de 2020 e tem uma duração de três anos.