Tracktio quer controlar contactos de risco entre trabalhadores

Notícias Segurança no Trabalho

A empresa espanhola Tracktio lançou um sistema de prevenção e seguimento de contactos para ajudar as empresas a detectar instantaneamente quem tenha estado em contacto com qualquer colaborador que tenha dado positivo no Covid-19, através da utilização de cartões inteligentes e software de análise avançada.

Esta ferramenta “permitirá às empresas reagir a qualquer contágio dos trabalhadores, limitando assim o impacto nas operações”, refere a empresa.

A empresa dá como exemplo a história de Isabel, a chefe dos recursos humanos, que é informada por uma trabalhadora da sua empresa acabou que deu positivo no teste Covid-19; os sintomas são ligeiros, mas ela vai estar ausente nas próximas semanas. “Agora começa o verdadeiro problema: as operações podem continuar normalmente? Quem devemos colocar em quarentena quem não o faz? Quanto maior for a empresa, tanto mais difícil será tomar estas decisões. A saúde de muitas pessoas está em jogo”.

Esta necessidade nas organizações levou a empresa espanhola Tracktio, uma empresa tecnológica especializada em “rastrear” pessoas nas organizações, em colaboração com a Teltonika, uma empresa lituana que fabrica hardware de IOT, a desenvolver uma tecnologia que permite rastrear em tempo real as interacções entre trabalhadores da mesma empresa, avisar quando a distância de segurança não é respeitada e, mais importante ainda, preparar um relatório histórico de interacções no caso de um trabalhador ter testado positivo para o Coronavírus.

O sistema é muito simples, “um dispositivo – que pode funcionar como suporte para cartões de funcionário – com conectividade celular (como um telemóvel), conectividade Bluetooth para detectar proximidade, e a possibilidade de emitir alertas sonoros e de vibração quando a distância de segurança é excedida, o que é configurável”. Outros parâmetros, como o tempo de exposição, também podem ser configurados. Uma vez em funcionamento, o software Tracktio irá gerar relatórios para traçar as interacções de um trabalhador que tenha apresentado resultados positivos no Covid-19. Estes relatórios servirão de base para o plano reactivo e preventivo da empresa e garantirão que esta possa continuar com as suas operações, minimizando ao mesmo tempo o risco de contágio.

“As organizações dentro e fora de Espanha exigem de nós, desde o início desta crise, um sistema para rastrear as interacções entre as pessoas dentro de uma organização”, diz Francisco Pinyol, CEO da Tracktio.