ia

EPIs digitais para “ciberproteger”o sector sanitário

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A empresa espanhola de cibersegurança S2 lançou a campanha “EPIs digitais” para consciencializar o sector sanitário e ajudar a mantê-lo protegido de acções de cibercriminosos. Em concreto, a iniciativa, colocada em funcionamento pelos alunos do Enigma 6.0, programa formativo de cibersegurança da empresa.

A empresa refere que actualmente está a viver-se uma crescente de ciberameaças, tipo phishing, que podem colocar o sector sanitário numa situação muito delicada.


“O sector sanitário é actualmente um dos mais ameaçados, não só pela crise do Covid-19, mas também pelos cibercriminosos. Durante esta crise sanitária, os ciberataques a infra-estruturas críticas, como hospitais, aumentaram”, refere. Neste sentido, “é fundamental que todo o pessoal que trabalha neste âmbito aumente as medidas de segurança com a utilização de qualquer tecnologia conectada à rede. De igual modo no que toca ao email, mensagem ou qualquer aplicação que utilizem no trabalho, porque um dispositivo conectado pode ser uma porta de acesso à cibercriminosos”, aponta Miguel Ángel Juan, director da S2 Grupo.

Que conselhos deixa a empresa:

  • ter muita precaução sobre os links referentes à covid-19
  • verificar a origem de qualquer email que receba
  • ter muito cuidado com emails escritos em idiomas não habituais, erros ortográficos
  • inserir dados apenas em sites oficiais
  • não clicar em nenhum link presente num email. Deverá ser escrito directamente no navegador