Ser resiliente e fazer diferente

Notícias Opinião Segurança no Trabalho

Por Dra. Glaucia Freitas , Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos

O ser humano tem um poder muito grande para adaptar-se às mudanças. Como dizia Charles Darwin “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, quem sobrevive é o mais disposto à mudança”.

Vivemos uma nova era, sendo que a experiência da quarentena, provocada pela actual pandemia de Covid 19, será certamente um divisor de águas.

Em relação ao mundo corporativo, o modelo de trabalho nas empresas mudou. O teletrabalho marca a realidade de muitas empresas e profissionais.

A prevenção é o caminho para a segurança. Em casos de contrato de trabalho, a empresa deve atender as normas regulatórias do trabalho e ter certeza que o colaborador está num ambiente seguro.

Entre as vantagens do teletrabalho para as empresas e colaboradores destaca-se a redução de custos; segurança; qualidade de vida; saúde e bem-estar. Um colaborador feliz tem maior produtividade, pois pode ter mais tempo para a vida pessoal, social e familiar. Eliminar da vida de um ser humano questões como o stress no trânsito e o tempo perdido no percurso de casa para trabalho e do trabalho para casa, que ronda em média uma perda de 2 a 3 horas diária, terá efeitos benéficos na sua vida.

O mindset está relacionado ao modelo mental que cada um tem em relação à própria vida.  O conjunto de atitudes mentais influencia directamente nos nossos comportamentos e pensamentos.

Ser resiliente é superar as dificuldades e fazer delas o combustível para nos tornarmos melhores e criativos. A pessoa resiliente tem consciência de que as dificuldades fazem parte da vida, e de que é preciso saber conviver com elas.

Além disso, é essencial trabalharmos a nossa resiliência, pois essa característica ajuda-nos a superar as dificuldades e ainda traz o poder da comemoração. Sim, é muito importante comemorar as vitórias.

A crise pode ser vista como oportunidade de crescimento e desenvolvimento.  É necessário ter disciplina e não procrastinar durante o trabalho.

Dicas para ser mais criativo e produtivo no teletrabalho:

·         Definir e cumprir horário de início, horário de almoço e término do trabalho;

·         Criar hábitos saudáveis, acordar com antecedência para não fazer tudo a correr – nada de acordar 10 minutos antes de iniciar o trabalho!

·         Não trabalhar de pijamas e procurar vestir-se como se fosse sair de casa;

·         Ser organizado, não trabalhar na cama nem no sofá.

·         Converse com a família para que esta perceba que durante o seu período de trabalho não pode ser incomodado, e é fundamental respeitar as regras para atingir os objectivos.

·         Fique atento para não pensar em fazer as tarefas da casa durante o horário de trabalho.

·         Ter foco e concentração!

Para conquistarmos os nossos sonhos e objectivos, seja qual for a fase da vida, é preciso ter sempre foco, dedicação e auto-estima elevada.

A vontade de aprender, crescer e expandir as próprias possibilidades está relacionada com o mindset.

Não pense que está tarde e já não pode mudar e alterar o curso da sua própria história.

Todos somos capazes de fazer diferente em qualquer idade no percurso da vida.

Bom trabalho para todos!

Dra. Glaucia Freitas 

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos

Cédula Profissional nº 22648

https://www.psicologiaecoaching.pt/glauciafreitas.html
https://www.linkedin.com/in/glaucia-rocha-freitas-7396973a/