Tomi ajuda na segurança pública em tempo de pandemia

Notícias

A TOMI World é uma empresa tecnológica, proprietária do TOMI, desde a sua criação, desenvolvimento e implementação. A empresa tem um projecto de internacionalização, conta já com sede no Reino Unido, Brasil, China (Macau) e Chile e tem como objectivo implementar redes urbanas interactivas de informação à escala mundial.

José Agostinho, CEO da empresa, salienta a importância da tecnologia em tempos de pandemia ao site do Compete 2020. A empresa conta com o projecto BIODI – Biometria e Detecção de Incidentes, o qual “tem desenvolvido serviços baseados na detecção de incidentes de segurança e salvação, bem como pela consciencialização sobre hábitos saudáveis”.

Este projecto BIODI pretende criar novos serviços para o TOMI a partir da sua base de utilização, da multimédia instalada e da sua localização nos territórios que ocupa, bem como avançar o estado da arte da visão computacional em detecção e identificação biométrica fraca.

O BIODI pretende aproximar cidades das pessoas. É user-frindly. “Perante a gravidade da situação actual, provocada pelo novo Coronavírus, o TOMI tomou um papel activo na procura de soluções e mostra-se empenhado em ajudar desde logo na prevenção e consciencialização”, explicou José Agostinho, CEO da TOMI Portugal.

A empresa já iniciou acções, em parceria com entidades públicas oficiais, para com aplicação desta ferramenta:

> detectar a presença de humanos na rua e emitir mensagens de sensibilização, em função do número de pessoas detectadas. É sugerida a permanência em casa a quem é detectado sozinho. É recomendada a distância de segurança quando são identificados grupos de pessoas”

> identificar, e registar, o número de pessoas para posterior análise de dados e estudos de comportamentos e dinâmicas de circulação no decorrer da pandemia.

Como é referido pelo Compete 2020, nesta fase da pandemia, esta ferramenta da Tomi possibilitou:

A disponibilização de alertas por email para as respectivas entidades do número anormal de pessoas a passar nos locais onde estão TOMIs, cabendo às entidades atuar da forma que entenderem adequada. 

Desactivação da interactividade do equipamento para evitar contágio. 

Emissão de alertas para dissuadir o toque. 

Disponibilização de informações fidedignas e oficiais da DGS sobre Covid-19, como recomendações para evitar contágio, medidas preventivas, esclarecimentos sobre o isolamento. 

Partilha de actualizações dos casos confirmados, alertas e notícias em tempo real através de um inovador dynamic-ad que mostra os últimos tweets das entidades nacionais de saúde. 

Publicação de alertas locais, em tempo real, em colaboração com municípios, autoridades de saúde e forças policiais, através de uma scrollbar horizontal dinâmico. 

Divulgação de mensagens de esperança e tranquilidade “Vai ficar tudo bem”. 

Divulgação de mensagens para a utilização segura de transportes públicos e acesso a serviços públicos, em colaboração com entidades de transportes e entidades governamentais.