A TOMI World é uma empresa tecnológica, proprietária do TOMI, desde a sua criação, desenvolvimento e implementação. A empresa tem um projecto de internacionalização, conta já com sede no Reino Unido, Brasil, China (Macau) e Chile e tem como objectivo implementar redes urbanas interactivas de informação à escala mundial.
José Agostinho, CEO da empresa, salienta a importância da tecnologia em tempos de pandemia ao site do Compete 2020. A empresa conta com o projecto BIODI – Biometria e Detecção de Incidentes, o qual “tem desenvolvido serviços baseados na detecção de incidentes de segurança e salvação, bem como pela consciencialização sobre hábitos saudáveis”.
Este projecto BIODI pretende criar novos serviços para o TOMI a partir da sua base de utilização, da multimédia instalada e da sua localização nos territórios que ocupa, bem como avançar o estado da arte da visão computacional em detecção e identificação biométrica fraca.
O BIODI pretende aproximar cidades das pessoas. É user-frindly. “Perante a gravidade da situação actual, provocada pelo novo Coronavírus, o TOMI tomou um papel activo na procura de soluções e mostra-se empenhado em ajudar desde logo na prevenção e consciencialização”, explicou José Agostinho, CEO da TOMI Portugal.
A empresa já iniciou acções, em parceria com entidades públicas oficiais, para com aplicação desta ferramenta:
> detectar a presença de humanos na rua e emitir mensagens de sensibilização, em função do número de pessoas detectadas. É sugerida a permanência em casa a quem é detectado sozinho. É recomendada a distância de segurança quando são identificados grupos de pessoas”
> identificar, e registar, o número de pessoas para posterior análise de dados e estudos de comportamentos e dinâmicas de circulação no decorrer da pandemia.
Como é referido pelo Compete 2020, nesta fase da pandemia, esta ferramenta da Tomi possibilitou:
A disponibilização de alertas por email para as respectivas entidades do número anormal de pessoas a passar nos locais onde estão TOMIs, cabendo às entidades atuar da forma que entenderem adequada.
Desactivação da interactividade do equipamento para evitar contágio.
Emissão de alertas para dissuadir o toque.
Disponibilização de informações fidedignas e oficiais da DGS sobre Covid-19, como recomendações para evitar contágio, medidas preventivas, esclarecimentos sobre o isolamento.
Partilha de actualizações dos casos confirmados, alertas e notícias em tempo real através de um inovador dynamic-ad que mostra os últimos tweets das entidades nacionais de saúde.
Publicação de alertas locais, em tempo real, em colaboração com municípios, autoridades de saúde e forças policiais, através de uma scrollbar horizontal dinâmico.
Divulgação de mensagens de esperança e tranquilidade “Vai ficar tudo bem”.
Divulgação de mensagens para a utilização segura de transportes públicos e acesso a serviços públicos, em colaboração com entidades de transportes e entidades governamentais.