ASTI e BOOS têm robot que desinfecta ambientes

Notícias

A ASTI Mobile Robotics e BOOS Technical Lighting desenvolveram o ZenZoe, um robô móvel que pode ser uma grande ajuda para inactivar a carga viral do COVID-19 em ambientes movimentados como hotéis, centros desportivos, escritórios, bem como em espaços comerciais ou industriais. Este veículo autónomo (AGV) utiliza luz ultravioleta (UV-C) para eliminar possíveis contaminações e agentes patogénicos no ar, bem como em superfícies e objectos. Segundo a empresa, a radiação emitida por esta AGV consegue reduzir os vírus e bactérias em 99,9%, devido à sua constante circulação em torno das instalações.

Esta tecnologia foi testada pelo laboratório NBC do Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial (INTA) em colaboração com a UME e o Hospital Universitário de Burgos.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor – www.DeepL.com/Translator

Além disso, possui uma função de rastreabilidade em tempo real que regista os resultados do ciclo de desinfecção e fornece dados para optimizar a taxa de utilização e a eficácia da desinfecção. Neste sentido, a directora-geral da ASTI Mobile Robotics, Veronica Pascual, assegurou que “a rastreabilidade da desinfecção é essencial, uma vez que estes dados objectivos podem servir de base para o registo e melhoria contínua”. A responsável explica que o desenvolvimento deste robot de desinfecção, juntamente com a Iluminação Técnica BOOS alemã, surgiu devido à emergência da pandemia e “à necessidade de contribuir para a sua luta”.


O robot, chamado ZenZoe, tem um sistema de carregamento automático de baterias, que lhe permite actuar em zonas infectadas sem descanso, disse a empresa espanhola. Assim, o design da lâmpada, combinado com o movimento contínuo do veículo, “favorece o alcance do veículo às várias áreas críticas, bem como a minimização dos espaços de sombra”, explicou a empresa de robótica.