Quidgest tem ferramenta de apoio à monitorização de pandemia

Notícias Produtos Saúde

A ferramenta VIRVI, desenvolvida pela Quidgest, empresa multinacional portuguesa de software, está já em funcionamento em mais de 375 lares do norte de Portugal, a efectuar o registo dos visitantes; e em mais de 30 creches daquela região, registando a temperatura de crianças e funcionários.

A Quidgest implementou esta solução, a nível nacional, nos lares, creches, centros de dia e outras instituições de solidariedade social (IPSS), de modo a acompanhar a gestão da pandemia em locais onde existe uma forte probabilidade de contágio. Esta acção conta com o apoio da OceanXbox – empresa de Tecnologias da Informação.

O VIRVI é um software de gestão de emergência que apoia a monitorização e o controlo de epidemias e de outros fenómenos em tempo real. Este sistema de informação de utilização intuitiva foi desenvolvido em tempo recorde e contou, durante o seu desenvolvimento, com importantes inputs de pessoas e entidades ligadas a este sector. Totalmente web, garante uma escalabilidade muito superior à de uma linha de atendimento telefónico, pois é acessível por todos os profissionais, assegurando diferentes níveis de acesso à informação e respeitando níveis adequados de privacidade e segurança.

Uma vez que pretende apoiar a comunicação e monitorização de epidemias entre os profissionais de saúde e a população são os próprios pacientes ou cuidadores que fazem o registo e monitorização dos sintomas.

No caso específico das Respostas Sociais, como por exemplo nos lares, creches e centros de dia, os funcionários fazem o registo dos sintomas e o sistema permite disponibilizar, com confiança e fiabilidade, estas informações ao médico de Saúde Pública ou ao Centro de Saúde, sem necessidade de contacto telefónico. Os profissionais de saúde conseguem ter acesso, praticamente em tempo real, a todos os dados necessários e informações relevantes.

Já no caso das creches, o sistema permite fazer o registo da temperatura dos funcionários que fica automaticamente disponível para ser consultado, sempre que necessário, pelo médico de Medicina no Trabalho.

Importa ainda referir a disponibilidade do sistema para o envio automático de reports, para a Segurança Social, com os indicadores de gestão da COVID-19, destes grupos de risco.