Espanhola Renfe controla capacidade das estações suburbanas em tempo real com ajuda da videovigilância

Notícias

O sistema será aplicado nas estações suburbanas de Madrid e Barcelona que acumulam quase um milhão de passageiros por dia, com imagens de 200 câmaras. Este sistema permitirá analisar o comportamento da procura de viagens, estudando principalmente à janela horária e prestando especial atenção às horas de ‘pico’.

A Renfe está a implementar um projecto piloto que permitirá analisar e controlar a capacidade das estações suburbanas e ajudará a melhorar a gestão dos comboios.

Esta iniciativa é baseada na análise das imagens das câmaras de videovigilância instaladas nas estações. Através de um sistema de algoritmos baseado na inteligência artificial, a tecnologia aplicada é capaz de detectar, em tempo real, se a capacidade é excedida.

Do mesmo modo, alerta para situações de aglomeração ou congestionamento previamente definidas, o que permitirá a adopção das medidas correctivas necessárias, como a deslocação de pessoal para zonas com maior número de passageiros, a fim de evitar estas situações de aglomeração.

O projecto teve início na estação Atocha Cercanías de Madrid e continuará a ser executado progressivamente nas próximas semanas no Príncipe Pío, Méndez Álvaro, Nuevos Ministerios, Sol, Alcorcón, Fuenlabrada, Móstoles e Getafe Centro. No centro de Barcelona, já está a ser desenvolvido na estação Plaza de Catalunya, que será seguida nos próximos meses pelas estações Clot Aragó, Sagrera e Arc de Triomf.

A tecnologia aplicada pela Renfe baseia-se num algoritmo inteligente de visualização de imagens das áreas escolhidas, neste caso as plataformas, uma vez que estão equipadas com câmaras de vigilância. O sistema permite prever com muita precisão o número de pessoas localizadas num local em tempo real e, através de alarmes, notificar os centros de “controlo 24 horas” dos alarmes configurados no sistema.

Quando o projecto estiver totalmente implementado, em Maio de 2021, as estações suburbanas mais importantes, que recebem quase um milhão de passageiros por dia, serão analisadas com as imagens de 200 câmaras.