Siemens e Telefónica unem esforços na cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Telefónica e a Siemens oferecerão soluções integradas de cibersegurança TI/OT com as quais poderão acompanhar os seus clientes no caminho da transformação digital. Graças a esta proposta conjunta ao longo de toda a cadeia de valor, será dada uma resposta segura aos desafios de conectividade inerentes à digitalização, garantindo a máxima robustez das instalações e das redes de comunicações e minimizando o impacto de eventuais ciberataques.

A ciber-segurança é fundamental para as infra-estruturas críticas, indústria 4.0 e para o resto das empresas públicas e privadas.

A Siemens Digital Industries fornece a sua tecnologia e serviços de consultoria/auditoria, incorporando produtos digitais de elevado valor acrescentado, tanto no domínio dos componentes de redes industriais como na área dos controladores e sistemas de visualização, oferecendo ainda equipamentos, comunicação codificada e backups de dados e programas, para, em última análise, conseguir sistemas resilientes.

Por seu lado, a Telefónica oferece a sua ampla carteira de serviços de segurança e toda a sua vasta experiência na área das TI para complementar a concepção do plano de segurança do cliente e actuar no caso de ser detectada qualquer vulnerabilidade graças ao facto de as infra-estruturas estarem a ser monitorizadas em tempo real.

A Siemens Indústrias Digitais, no seu desejo de proteger a economia espanhola, lançou várias iniciativas nos últimos anos. A primeira delas foi a parceria com a INCIBE para apoiar a criação de um laboratório de ciber-segurança no Cluster León, que é utilizado como banco de ensaio para desenvolver ferramentas, procedimentos e controlos de segurança para examinar os sistemas de automação e digitalização das empresas espanholas. Além disso, a Siemens dispõe de um laboratório aprovado para a luta contra a cibercriminalidade que faz parte da RNLI (Rede Nacional de Laboratórios Industriais) na sua sede em Tres Cantos (Madrid).

Na esfera internacional, a Siemens criou a “Cybersecurity Charter of Trust”, uma aliança que promove e incentiva as boas práticas no domínio da ciber-segurança em toda a cadeia de valor da economia e que é constituída por importantes multinacionais e associações sectoriais.

A Telefónica sempre teve uma sensibilidade especial neste campo da segurança, promovendo estes aspectos através da ElevenPaths, a empresa de cibersegurança que faz parte da nova Telefónica Tech, da qual promove todos os esforços nesta área e tem sido reconhecida pelos principais analistas da indústria como Gartner, Forrester, Ovum ou Frost e Sullivan.

Emilio Gayo, Presidente da Telefónica España, está confiante que com esta aliança: “será um ponto de partida para alargar os serviços de cibersegurança e continuar a demonstrar que estamos a cumprir os nossos compromissos para a digitalização das empresas e da sociedade no seu conjunto”.