APP e Zoono lançam serviço para reduzir o risco de contágio em cadeias de distribuição

Notícias

A Advanced Products Portugal (APP) vai integrar o desinfectante Microbe Shield Z-71, da Zoono Iberia, nas políticas de mitigação de riscos de contágio por agentes patogénicos nas suas soluções de cadeia térmica, um avanço que dá forma a um serviço novo de protecção microbiológica em cadeias de distribuição.
A novidade prevê a aplicação do desinfectante de nova geração com acção prolongada no tempo até 30 dias, o Z-71 da Zoono, nas soluções desenvolvidas pela APP para a logística dos produtos termossensíveis e perecíveis, no mercado nacional e internacional, bem como a implementação de um novo serviço junto dos seus clientes no âmbito da protecção integral da cadeia térmica, que passa pela identificação dos pontos críticos nos processos logísticos internos e externos, e a aplicação do Z-71 nas unidades de produção armazéns e transportes onde são manipulados os produtos dos sectores farmacêutico, de saúde e alimentar.

De acordo com Catarina Pinto, responsável pelo projecto, “perante os novos desafios, pensámos em desenvolver um programa de medidas integradas, que englobasse os fluxos de pessoas e mercadorias no sector da distribuição, numa perspectiva sustentável a médio, longo prazo. O resultado é um conceito inovador que, com o apoio da Zoono, vai garantir a protecção térmica e biológica de toda a nossa cadeia de distribuição”. Ainda para esta responsável, “nas soluções para o transporte de medicamentos ou alimentos perecíveis, passamos a ter soluções que garantem não só a protecção térmica, mas também a protecção biológica, só possível com uma tecnologia disruptiva como a da Zoono para superfícies”.

Com esta parceria, a Zoono entra num novo sector, reforçando o crescimento da marca em Portugal. “A integração do Microbe Shield Z-71 na estratégia global da APP deixa-nos particularmente satisfeitos por dois motivos: primeiro porque entramos na logística especializada, um mercado altamente relevante para a economia nacional, e segundo, porque sabemos que a eficácia da nossa solução vai ajudar a reduzir o risco de propagação numa cadeia vasta e, com isso, beneficiar um público muito alargado”, adianta Miguel Alves, CEO da Zoono Ibéria.

O Microbe Shield Z-71 é uma tecnologia de desinfecção que alia a acção química, enquanto solução líquida, à acção biocida mecânica, após secagem. Aplicado sobre as superfícies, o Z-71 forma uma película protectora que se afigura a espinhos microscópicos e que por acção mecânica, perfura os agentes patogénicos, provocado a sua morte ou degradação. Esta acção é eficaz em micro-organismos como bactérias, fungos, vírus e outros agentes patogénicos, nomeadamente o vírus que causa a COVID-19, com uma eficácia de 99,99% até 30 dias, comprovada laboratorialmente.