PSP assume coordenação da unidade nacional CEPOL

Estado Notícias

Desde 1 de Julho e até 30 de Junho de 2022, a PSP assume a coordenação da Unidade Nacional CEPOL.

Esta tarefa será desempenhada pelo ISCPSI (Instituto Superior de Ciências Polícias e Segurança Interna), no qual foi estabelecido o Gabinete Nacional CEPOL.

O Director do ISCPSI, superintendente Bastos Leitão, assume também a presidência do Conselho de Administração da CEPOL por um período de 18 meses, em linha com a presidência da União Europeia (UE) conjunta da Alemanha, Portugal e Eslovénia.

O Gabinete Nacional CEPOL, chefiado pelo subintendente Hugo Cruz, tem como principal missão a coordenação nacional entre os diversos parceiros nacionais, entre os quais se encontram a ASAE, SEF, AT, PJ, GNR Universidade Nova de Lisboa e Universidade Lusíada e a Agência, que tem actualmente sede em Budapeste, na Hungria.

Para o presente mandato, a PSP identifica como principal desafio a adaptação formativa ao novo contexto pandémico sem que esse ajustamento se reflicta na qualidade e quantidade de acções de formação, tanto nas organizadas em Portugal como naquelas em que participemos noutros países da UE.

A CEPOL, constituída como Agência da União Europeia em 2005, viu o seu mandado revisto em 2015 e desenvolve e coordena actualmente a formação destinada ao pessoal das forças e serviços de segurança dos Estados-membro e de países terceiros, potenciando sinergias e partilha de experiências entre institutos de formação policial e apoia-os na oferta de formação de vanguarda em matéria de segurança, cooperação no domínio da execução da lei e intercâmbio de informações.

No contexto CEPOL são organizados, em todos os Estados Membros da UE, diversos cursos, seminários e conferências presenciais, cursos online e programas de intercâmbio, entre outras ofertas formativas.  Desta forma potenciam-se as trocas de experiências e abordagens distintas, bem como a colaboração intra europeia.