.PT e CEGER assinam protocolo

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O .PT, responsável pela gestão do domínio de topo português .pt, e o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo Português (CEGER) acabam de assinar um protocolo que cimenta uma colaboração de décadas e visa o desenvolvimento de práticas de gestão segura e resiliente do subdomínio .gov.pt.

Para Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Directivo do .PT, esta colaboração demonstra a importância da criação de sinergias com entidades reconhecidas a nível nacional. “Poder partilhar o nosso conhecimento com o CEGER, em prol da utilização mais segura e eficiente da internet ao nível governamental, deixa-nos muito confiantes no nosso trabalho”. Realçando ainda que “a assinatura deste Protocolo vem formalizar uma colaboração de décadas, pelo que é um marco muito importante e que revela o empenhamento dos dois organismos neste ano de 2020.”

De acordo com Tito Carlos Vieira, Director do CEGER, “este protocolo é um passo importante, que permitirá ao CEGER, enquanto entidade gestora do subdomínio .gov.pt, consolidar a cooperação com o .pt e, deste modo, desenvolver sinergias para, mais eficientemente, incrementar a resiliência digital no ciberespaço nacional gov.pt.”.

No âmbito das suas competências, o .PT promove as boas práticas de segurança nos domínios portugueses públicos e privados. Ao nível do Estado, já em 2019, o gestor do domínio de topo nacional estabelecera um protocolo de colaboração com a Assembleia da República para reforçar a gestão de www.parlamento.pt.