CTF da RCTS CERT decorre em Agosto

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O evento Capture the Flag (CTF) da Fundação para a Ciência e Tecnologia decorre em Agosto, estando as inscrições a decorrer. Este CTF é dedicado em exclusivo a alunos do ensino superior, secundário ou profissional.

Este CTF contará com sete categorias (reverse engineering, steganography, webhacking, crytography, forensics, misc, wifi) e 21 problemas. A equipa vencedora receberá como prémio uma visita guiada ao datacenter FCCN.

O RCTS CERT é um serviço de resposta a incidentes de segurança informática cuja origem ou o alvo seja a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade. A missão do RCTS CERT é contribuir para o esforço de cibersegurança no contexto da comunidade utilizadora da RCTS, nomeadamente através do tratamento e coordenação da resposta a incidentes.

Numa componente mais preventiva, o RCTS CERT disponibiliza um serviço de alerta e produz recomendações referentes a potenciais riscos de segurança e actividades maliciosas. Um dos objectivos desta vertente é desenvolver uma cultura de segurança na Internet.

No início de 2011 o RCTS CERT tornou-se membro do FIRST (Forum of Incident Response and Security Teams). O RCTS CERT obteve a certificação Trusted Introducer em Janeiro de 2015, tornando-se a primeira equipa certificada a nível nacional.

Desde a sua criação até ao final de 2014 o RCTS CERT usou a denominação CERT.PT, assumindo gradualmente uma missão nacional, de facto, de coordenação de resposta a incidentes de segurança. Após a criação do Centro Nacional de Cibersegurança, esta entidade assumiu a responsabilidade pela componente nacional de coordenação de resposta a incidentes, tendo-se assumido a actual designação de RCTS CERT, refletindo o novo âmbito de actuação.