Prosegur Cash irá introduzir veículos híbridos em Portugal

Notícias

A Prosegur Cash lançou um plano de sustentabilidade com o objectivo de reduzir o impacto da sua actividade no meio ambiente. A empresa apresentou o primeiro camião blindado 100% eléctrico do mundo na Alemanha, um veículo de emissão zero. Este faz parte de um programa piloto, com o qual a empresa espera continuar a aprofundar o seu plano de hibridização e eletrificação da frota. Depois de Alemanha e Espanha, Portugal será o próximo mercado em que os novos veículos serão introduzidos.

Para Miguel Raposo Rodrigues, Director de operações da Prosegur Cash da Península Ibérica, “a inovação e a sustentabilidade são prioridades para a empresa e como tal, estamos empenhados em novas soluções que contribuam para transformar o sector dos transportes e logística de valores. Com a incorporação destas alternativas mais ecológicas na nossa frota de veículos, não só participamos activamente na realização dos objectivos de sustentabilidade estabelecidos pela ONU, como também reafirmamos o nosso compromisso e responsabilidade para com a protecção ambiental”.

A empresa dá especial atenção ao consumo de combustível e às emissões de gases com efeito de estufa associadas, para além do consumo de electricidade, papel e plásticos, e estabeleceu o objectivo de reduzir as emissões directas de CO2 da sua frota blindada em 1,5% até ao final do ano. Para este fim, uma das prioridades é o plano de hibridização e electrificação de veículos.

A empresa incorporou, pela primeira vez em Espanha, 12 novos camiões blindados híbridos, que irão operar em Madrid e Barcelona. Estes veículos estão equipados com um motor térmico EURO VI de 110 CV e um motor eléctrico de 150 CV de 40 KW na categoria ambiental ECO. Os novos camiões vão permitir reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera em quase 25%, poupando 23% no consumo de combustível e 10% nos custos de manutenção.

O plano de sustentabilidade da Prosegur Cash cobre três critérios fundamentais: ambiental, social e governance. No que respeita aos critérios de governance, o compromisso da Prosegur Cash reflecte-se no sistema de governance empresarial, que foi actualizado pela última vez este ano. Desta forma, a empresa “dá mais um passo na criação de impacto positivo sobre o ambiente, a sustentabilidade e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. A supervisão e monitorização da estratégia do ESG (Ambiente, Social e Governance) é levada a cabo directamente pelo Conselho de Administração”.