Exército realizou seminário sobre resposta nacional à covid-19

Estado Notícias

No âmbito das comemorações do Dia do Exército de 2020 realizou-se hoje na Academia Militar – Amadora, de forma presencial e em videoconferência, o seminário “O Exército Português na Resposta Nacional à COVID-19 – Experiência e Desafios”.

O General Chefe de Estado-Maior do Exército, José Nunes da Fonseca, salientou que este seminário materializava uma oportunidade para a partilha de informação entre os diversos intervenientes.

Na sessão de abertura, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, fez um balanço positivo sobre a actuação das Forças Armadas Portuguesas, em particular do Exército, em resposta à actual pandemia, uma vez que têm sido “um elemento diferenciador” e um “respaldo único”.

Referiu ainda que “todos os portugueses podem ter orgulho na actuação das FFAA”, destacando os níveis de prontidão e a capacidade de resposta do Exército, não só nesta situação particular da pandemia, mas também ao nível dos compromissos internacionais, “onde o seu contributo para a paz e segurança é determinante”.

Concluiu o Ministro da Defesa Nacional, dando “os parabéns ao Exército por todo o trabalho feito até agora e pela realização deste seminário”, que se constitui como uma oportunidade para a identificação de lições, “que poderão vir a ter um papel relevante, na fase que se aproxima.

O primeiro painel, com o tema “Abordagem integrada na resposta à Covid-19” contou com a participação de entidades exteriores ao Exército. As várias intervenções permitiram destacar a importância da cooperação sectorial para a eficácia da resposta nacional.

A dimensão pandémica desta ameaça apenas pode ser combatida com uma intervenção mobilizadora, bem coordenada e articulada. Neste contexto, foram salientadas as múltiplas acções de sensibilização de boas práticas higiénico-sanitárias asseguradas pelo Exército, “sempre pronto e próximo dos portugueses”, uma ideia partilhada pelos oradores deste painel.

Na campanha conduzida no âmbito da resposta à pandemia, o Exército recorreu a um amplo conjunto de valências, que tradicionalmente são utilizadas em operações militares, colocando-as directamente ao serviço dos portugueses, materializando um conceito de duplo uso.

O Exército destacou-se pela sua disponibilidade e prontidão, com capacidades efectivas e de grande eficácia na acção, e ainda por um forte espírito de missão. A capacidade de planeamento, de comando e controlo e a grande abrangência geográfica, assente no seu dispositivo territorial, permitiu ao Exército coordenar e executar um apoio de proximidade a 882 entidades, marcando presença em 263 municípios.

O segundo painel focou algumas das áreas onde o Exército se evidenciou na resposta à Covid-19, nomeadamente a capacidade de descontaminação biológica, o apoio sanitário, o apoio à Reserva Estratégica do Medicamento e a investigação aplicada, forte motor de inovação e desenvolvimento, com ampla aplicação prática no contexto pandémico.

Neste âmbito, foi apresentado o protótipo da câmara de descontaminação de máscaras, que se encontra na fase final de testes, antes da sua entrada em operação.