Critical desenvolve tecnologia focada na interoperabilidade da ferrovia

Notícias

A Critical Software, especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de engenharia para o suporte a sistemas críticos, investiu  no desenvolvimento de um Módulo de Transmissão Específica (Specific Transmission Module/STM), tecnologia inovadora em exclusivo para o mercado ferroviário nacional e que vai ao encontro dos requisitos exigidos pela UE para a interoperabilidade dos comboios entre os diferentes países.

A solução, que já tem um protótipo funcional, tem como objectivo desempenhar um papel fundamental na operação segura de qualquer comboio ou locomotiva em Portugal nos próximos 15 a 20 anos e deverá, em breve, ser apresentada às entidades oficiais e a clientes privados.

Nos últimos anos, a necessidade de interoperabilidade entre os comboios e cumprimento da legislação europeia apresentou-se como um desafio para o país e para as diferentes empresas que operam no mercado. O investimento está a ser suportado integralmente pela Critical Software.

A tecnologia possibilitará a entrada de novos comboios e locomotivas em Portugal com um sistema de segurança avançado que, além de suportar o sistema requerido pela União Europeia, garante a compatibilidade com o sistema de protecção actualmente em uso a nível nacional.

Este Módulo de Transmissão Específica faz parte de uma classe de produtos de Protecção Automática do Comboio e permite a qualquer composição frear autonomamente – sem a intervenção do operador – prevenindo, assim, acidentes com consequências desastrosas, explicou a empresa via comunicado.