DHL revela tendências-chave na logística

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 Na quinta edição do Logistics Trend Radar, a DHL revelou, mais uma vez, 29 tendências-chave que irão impactar o setor da logística nos próximos anos. O relatório é o resultado de uma extensa análise de macro e micro tendências, bem como das percepções de uma rede de parceiros, incluindo institutos de investigação, players de tecnologia, startups e clientes.

Mais de 20,000 profissionais de logística e peritos em tecnologia partilharam as suas perspectivas sobre o futuro da indústria ao visitar os Centros de Inovação da DHL nos últimos dois anos. Os resultados são consolidados e reflectidos no Logistics Trend Radar que actua como uma ferramenta de previsão dinâmica e estratégica que acompanha a evolução das tendências apontadas nas edições anteriores, identificando tendências presentes e futuras a cada actualização.

“O próximo grande desafio será preparar a força de trabalho logística para o futuro, através da formação e qualificação em operações cada vez mais tecnologicamente sofisticadas. Isto terá um papel central nas agendas estratégicas das organizações de cadeias de abastecimento nos próximos anos,” afirma Matthias Heutger, Senior Vice President, Global Head of Innovation & Commercial Development na DHL.

“O Logistics Trend Radar serve como um sismógrafo para tendências futuras. Com base nos dados dos últimos sete anos, conseguimos fazer previsões de longo prazo e assim apoiar os nossos parceiros e clientes na criação de roteiros para os seus negócios, bem como ajudar a estruturar e catalisar outras investigações e inovações líderes no sector. Nesta edição, já conseguimos ver que o impacto da COVID-19 está a acelerar tendências que já estavam em curso – big data analytics, robótica e automatização, e IoT, todas sustentadas por um progresso constante da inteligência artificial.”

Aceleração dos processos de transformação

A quinta edição do Logistics Trend Radar indica que estamos a experienciar uma estabilização geral nas tendências dos últimos quatros anos. Contudo, com o sector da logística a atravessar a actual pandemia global, os processos de transformação foram acelerados.

A COVID-19 impulsionou mudanças no que diz respeito à recente inovação logística, automatização e trabalho digital mais rapidamente, e acelerou em anos a digitalização da indústria.

Por outro lado, muitas tendências inicialmente percepcionadas como revolucionárias para o sector da logística ainda têm que demonstrar o seu potencial disruptivo.

Os veículos autónomos e drones continuam a ser impedidos por desafios legislativos e técnicos, bem como uma aceitação social limitada.

Os mercados de logística estão a estabilizar em algumas plataformas líderes, e os transportadores estão a entrar no jogo com as suas próprias ofertas digitais, sustentadas com redes robustas de logística global.

Desde o cloud computing até à robótica colaborativa, big data analytics, inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT), os profissionais de logística têm de entender e lidar com um vasto mercado de novas teconologias.

Modernizar todos os pontos de contacto das cadeias de abastecimento, de uma jornada digital ou do consumidor, até ao transporte e entrega no destino final é a nova imperativa para um sucesso a longo prazo. Aqueles que adoptam novas tecnologias e melhoram a força de trabalho mais rapidamente, terão uma vantagem competitiva no mercado.

O crescimento do e-commerce continua a promover a agenda da inovação e sustentabilidade

O e-commerce está a crescer rapidamente, mas ainda representa apenas uma fracção dos gastos globais do consumidor no retalho. Espera-se que o business-to-business e-commerce siga o exemplo e diminua o mercado do consumidor por um factor de três.

A pandemia do coronavírus serviu não só para acelerar o crescimento do e-commerce, mas também da agenda da inovação das cadeias de abastecimento.

Os principais passos para adoptar novas tecnologias, como a automatização física inteligente, ferramentas de visibilidade baseadas na IoT e recursos de previsão de Inteligência Artifical, acabarão por determinar a capacidade de responder às crescentes exigências dos clientes e garantir posições de liderança no sector no futuro.

Com o compromisso dos governos, cidades e dos fornecedores de soluções para cortar nas emissões de CO2 e no desperdício, a sustentabilidade tornou-se uma imperativa na indústria da logística.

Tal como indica a crescente demanda por soluções sustentáveis para reduzir o desperdício, alavancar novas técnicas de propulsão e optimizar instalações também estão no topo da agenda das cadeias de abastecimento. Actualmente, existem mais de 90 proibições nacionais para plásticos de utilização única e embalagens volumosas, causando 40% de espaço vazio nos pacotes, e tornando inevitável repensar as embalagens.

A logística sustentável – optimização de processos, materiais, novas técnicas de propulsão e instalações inteligentes – fornece um grande potencial para a logística se tornar mais amiga do ambiente.

A contenção inteligente no transporte também será importante no desenvolvimento de formatos mais ecológicos para entrega em cidades congestionadas.