Bosch avança com operacionalização da primeira rede de campus 5G

Notícias

A Bosch está a colocar em operação a sua primeira rede de campus 5G. Na sua fábrica líder em Indústria 4.0 que está localizada em Feuerbach-Estugarda, a empresa pretende “realizar a sua actividade de produção sob condições nunca antes vistas, com dados a serem transferidos de forma extremamente confiável e ultrarrápida e com as máquinas a reagir quase instantaneamente”.

De acordo com a informação divulgada pela empresa, “a implementação sem fios será possível para aplicações críticas que requerem precisão e segurança absolutas”. Sem excepção, pessoas e máquinas poderão cooperar em segurança e sem barreiras.

“O 5G fortalece a nossa competitividade e permite-nos aproveitar ainda mais o potencial da Indústria 4.0”, afirma Michael Bolle, membro do conselho administrativo e CDO/CTO da Bosch. “Iremos implementar de forma gradual o 5G nas nossas 250 fábricas por todo o mundo.”

Os locais onde a Bosch irá configurar redes 5G nos próximos meses incluem o seu campus de pesquisa em Renningen, Alemanha. A empresa está também a desenvolver produtos com capacidade 5G e a lançar as suas primeiras soluções para uso industrial.

O ActiveShuttle move-se sem esforço e de forma autónoma pelo chão de fábrica, evita pessoas e veículos, contorna as caixas de armazenamento, dirige-se intencionalmente para a linha de produção, para, descarrega a sua carga e parte novamente.

Na unidade da Bosch em Feuerbach-Estugarda, a fábrica do futuro está a tornar-se cada vez mais uma realidade – o que inclui aplicações 5G, como o uso generalizado de sistemas de transporte autónomo.

“As redes de campus  são um bloco de construção importante para a Indústria 4.0”, afirma Michael Bolle. Uma característica determinante é a cobertura de rede onipresente e ininterrupta. A rede pode ser optimizada e adaptada para aplicações industriais altamente exigentes. Na rede de campus em Feuerbach, oito pequenas estações base – conhecidas como “pequenas células” – garantem uma boa recepção do sinal em toda a fábrica, que cobre cerca de 10.000m2.

Bosch vai lançar os seus primeiros produtos com capacidade 5G

Quem quiser tirar proveito do novo padrão de comunicações móveis nas fábricas não necessita apenas de redes 5G, mas também de equipamentos e máquinas que sejam capazes de interagir sem fios. A Bosch está a criar produtos compatíveis com 5G. “Temos uma visão clara da fábrica do futuro e de como precisamos de desenvolver os nossos produtos de modo a responder a essas necessidades. Neste contexto, o 5G é um ‘trampolim de inovação’, uma tecnologia que trará mudanças fundamentais ao mercado”, afirma Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch responsável por tecnologia industrial.

Em Portugal, a Bosch trabalha em parceria com a Altice Portugal, a Huawei e Universidade de Aveiro para aplicação do 5G na indústria portuguesa

A Bosch, a Altice Portugal, a Huawei e a Universidade de Aveiro assinaram um protocolo de cooperação com vista à identificação de oportunidades de aplicação da tecnologia 5G em ambiente industrial (Industrial Internet of Things).

Cada uma destas entidades cooperantes participa neste projeto com diferentes contributos: a Bosch é responsável pela implementação de casos de uso usando tecnologia 5G nas suas fábricas em Portugal; a Altice Portugal enquanto operador móvel contribui para o estudo de arquitetura e desenho da rede; a Huawei como detentora da tecnologia e fornecedora do equipamento de comunicações; e Universidade de Aveiro desempenha um papel fundamental na definição da arquitetura de rede, tirando partido do seu Lab 5G.