IP Telecom é único membro fundador português do projecto de datacenters Gaia-X

Notícias

A IP TELECOM é oficialmente “Day-1 Member of the GAIA-X AISBL” do projecto European Data Infrastructure Gaia-X. O projecto GAIA-X apoia os objectivos da estratégia de dados europeia e que enfatiza as oportunidades económicas e sociais dos dados, bem como os valores e as leis europeias (por exemplo, RGPD).

O objectivo comum, das organizações que aderem ao projecto, é transformar o GAIA-X como base para uma infraestrutura de dados europeia soberana, que forneça interoperabilidade entre diferentes entidades de gestão e processamento de dados por meio de serviços federados.

Uma das principais tarefas será garantir que os prestadores de serviços
Cloud, e utilizadores corporativos, possam obter o máximo da infraestrutura Cloud federada GAIA-X e dos recursos que serão disponibilizados por meio deste novo Hyperscaler virtual europeu.

Nos dias 18 e 19 de Novembro de 2020, teve lugar “GAIA-X Summit: a cimeira pan-europeia Gaia-X” para melhor compreender o âmbito do projecto e os objectivos.

A participação no projecto foi aberta a todas as empresas europeias interessadas na iniciativa, o processo foi iniciado pela Alemanha e França, e visa o estabelecimento e desenvolvimento de uma nuvem federada da UE. Esta será uma plataforma europeia para definir critérios e padrões comuns para a gestão de dados e serviços Cloud, em linha com o conceito de soberania tecnológica europeia. São 159 empresas que fazem parte do projeto Gaia-X, como Day-1- Member.


Para Rui Ribeiro, Director Geral da IP Telecom, “esta participação da IP Telecom num modelo federado de importância estratégica europeia, representa mais um passo no posicionamento da empresa e do nosso país, num eixo Atlântico, como um Hub de dados europeu entre os vários continentes.”.

A IP Telecom é um operador de telecomunicações e serviços Datacenter e Cloud Computing, dedicado exclusivamente ao mercado empresarial.