Quem são os novos comandantes regionais de emergência e protecção civil?

Estado Notícias

Os cinco novos comandantes regionais de emergência e protecção civil já tomaram posse. A cerimónia foi presidida pela secretária de estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

Esta tomada de posse dá cumprimento às prioridades identificadas pelo Governo, nomeadamente no que respeita à implementação do novo modelo territorial para a protecção civil, previsto no Decreto-Lei n.º 45/2019, de 1 de Abril (Lei Orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil).

Os novos comandos regionais de emergência e protecção civil, nos termos do Despacho n.º 11198/2020, de 13 de Novembro, terão a seguinte localização:
⦁ Comando Regional do Norte, em Vila Real;
⦁ Comando Regional do Centro, em Viseu;
⦁ Comando Regional de Lisboa e Vale do Tejo, em Almeirim;
⦁ Comando Regional do Alentejo, em Évora;
⦁ Comando Regional do Algarve, em Loulé.

Os novos comandantes regionais designados, todos originários do sistema de protecção civil com comprovada experiência e adequada formação para o desempenho das suas funções, vão ser:
Comandante Regional do Norte: Carlos Alves, actual Comandante Operacional Distrital do Porto. Tenente-Coronel de Infantaria, é licenciado em Ciências Militares e presta serviço na ANEPC desde 2010.
Comandante Regional do Centro: António Ribeiro, actual Comandante Operacional Distrital de Aveiro. Licenciado em Engenharia da Segurança do Trabalho, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 2006.
Comandante Regional de Lisboa e Vale do Tejo: Elísio Oliveira, actual Comandante Operacional Distrital de Setúbal. Licenciado em Geografia e Desenvolvimento, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 2007.
Comandante Regional do Alentejo: José Ribeiro, actual Comandante Operacional Distrital de Évora. Licenciado em Relações Internacionais, é quadro da ANEPC desde 1999.
Comandante Regional do Algarve: Vítor Vaz Pinto, actual Comandante Operacional Distrital de Faro. Licenciado em Protecção Civil, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 2004.


Os cinco concursos relativos a estes cargos serão submetidos à CReSAP.

pub