Universidade da Madeira reforça segurança

Notícias

A Universidade da Madeira abriu, recentemente, um concurso para adquirir uma solução integrada de serviços de vigilância e segurança contra intrusão, controlo de acessos, controlo de detecção e extinção de incêndios, para a Universidade da Madeira e Serviços de Acção Social da Universidade.

Pretende-se uma solução integrada de serviços de modo a garantir vigilância das infraestruturas da Universidade da Madeira e dos Serviços de Acção Social com controlo dos acessos, sistemas de detecção e extinção de incêndios e do circuito de CCTV, complementado com rondas.

O sistema pretendido terá de ser integrado, moderno e eficaz, de reporte simples e digital. A solução terá de ser capaz de tirar partido das tecnologias disponibilizadas pela Unversidade e serviços, de modo a que os eventos e movimentos possam ser armazenados nas respectivas bases de dados, disponíveis online para os serviços da UMa e SASUMa.

Segundo o caderno de encargos, o edifício principal do Campus da Penteada é composto por oito pisos, desde o piso -3 ao piso 4, ao qual se encontra anexo o edifício do CITMA composto por 4 pisos, desde o piso -3 ao piso 0, tendo de ser garantida segurança e vigilância contra intrusão, entre homem e tecnologia de CCTV com as câmaras existentes, ligadas online ao monitor do Campus, com um homem para controlo de acessos de pessoas e viaturas, considerando que o edifício permanece aberto todos os dias 24 sobre 24 horas.

Neste edifício encontram-se identificados como pontos críticos a porta principal, portas de entrada, saídas de emergência, garagens, janelas, laboratórios de informática e investigação, salas de TI, grupos de emergência, entre outros. O edifício do Colégio dos Jesuítas é composto por três pisos. No Campus da Quinta de São Roque, que possui três anexos e uma instalação desportiva em 20.000m2. O edifício principal do SASUMa composto por dois pisos. O edifício da Residência Universitária é composto por seis pisos. Esta residência detém 82 quartos distribuídos por cinco pisos.