A unidade de Data Intelligence da Unilabs implementou, no decorrer da pandemia, o projecto Intelli4COVID, que se materializou numa plataforma inteligente e data-driven para resposta à COVID-19.
O projecto tira partido do big data e da inteligência artificial (IA) como instrumento para garantir uma optimização de resposta às populações em matéria de realização de testes de diagnóstico mas também para apoiar os decisores numa resposta preditiva perante o desenvolvimento da epidemia.
A estratégia de IA materializou-se em seis linhas de actuação: a CovidHub, uma plataforma de recolha e processamento em real time do ecossistema e streams de dados gerados; a CovidDrive, um sistema de gestão inteligente de postos drive-thru; a CovidAlarm, com um sistema inteligente de alarmística data-driven; a CovidLab, um sistema inteligente e integrado de rastreio de amostras para a realização de testes e a CovidGeoIntelligence, um sistema capaz de processar informação geográfica assente em algoritmos inteligentes para apoio à previsão da evolução do surto. Foi ainda desenvolvido um dashboard de analítica inteligente de casos infectados designado por CovidInsightsPortal.
A implementação do projecto, financiado pelo Compete (48952 | POCI-01-02B7-FEDER-048952), permite à Unilabs uma maior eficácia, colocada ao serviço das populações, na prestação de rastreios e realização de testes de diagnóstico.
Esta eficácia resulta da gestão de forma inteligente e preditiva, da capacidade instalada de diagnóstico, conseguindo, deste modo, dar uma resposta equitativa e em tempo útil à população, e também procurar prever a progressão da epidemia no espaço geográfico, tirando partido dos mais avançados algoritmos de inteligência artificial e de informação geográfica.
Este projecto possibilita que, em toda a organização, as equipas recebam data insights fundamentais para agirem e melhorarem continuamente a operação de resposta a esta pandemia.
Estes insights vão desde a visibilidade imediata sobre um atraso no laboratório de um determinado teste através de um SMS enviado por um robot de dados, a uma chamada perdida no call center que é sinalizada em tempo real, à previsão do local onde deve ser colocado o próximo drive-thru para melhor servir a população, ou mesmo à análise diária pelas equipas do terreno dos feedbacks de cada cliente sobre o cuidado que estes profissionais tiveram a fazer o teste a um dos seus filhos.
A capacidade de ligar todos estes dados e de informar a organização no imediato sobre os problemas que estão a acontecer, é um instrumento crucial para se agir de forma rápida e eficiente na resposta à população.