Lufthansa e Swiss Airlines implementam reconhecimento facial

Notícias Transportes

A NEC Corporation anunciou recentemente que a Lufthansa Airlines e a Swiss International Airlines (SWISS), companhias aéreas do Grupo Lufthansa e membros da Star Alliance, acabam de lançar a plataforma de verificação de identidade “Star Alliance Biometrics”, com recurso às tecnologias de reconhecimento facial da NEC, nos Aeroportos de Frankfurt e de Munique.

A NEC e a Star Alliance têm vindo a cooperar desde Julho de 2019 no desenvolvimento de uma plataforma de verificação de identidade utilizando certificação biométrica, e este lançamento no Aeroporto de Frankfurt e no Aeroporto de Munique é o primeiro serviço comercial a surgir no âmbito desta parceria.

Os passageiros que utilizam este serviço podem passar pelo acesso de segurança e pelos portões de embarque sem necessidade de contato físico, através do registo antecipado de imagens do rosto e de informações do passaporte nas aplicações móveis de cada empresa. Essa plataforma conta com o mecanismo de reconhecimento facial da NEC.

Este serviço está disponível para membros do programa de passageiros frequentes Miles & More da Lufthansa e da SWISS, que se inscrevam e deem a sua concordância para o uso de informações biométricas. Imagens faciais e informações pessoais de passageiros são codificadas e armazenadas em segurança na plataforma, desenhada de acordo com as leis e os regulamentos de proteção de informações de cada país em que opera, sendo que os nomes dos clientes não são guardados. Além disso, a Star Alliance não usará informações pessoais sem o consentimento dos passageiros.

Mais de 1.700 membros da Miles & More já se inscreveram para o novo serviço, com medições sobre o aumento da eficiência de processamento já em curso.

O reconhecimento facial da NEC faz parte da plataforma NEC I: Delight (* 3), a plataforma de soluções biométricas que não requer qualquer ponto de contato físico. No futuro, a NEC pretende fortalecer a colaboração biométrica com a Star Alliance, ao mesmo tempo que expande os serviços personalizados dentro e fora do aeroporto, com o objetivo de tornar a experiência de viagem mais agradável.