Zetes implementa controlo de fronteiras em Cabo Verde

Notícias Turismo

A Zetes foi escolhida para implementar um projecto de controlo de fronteiras em Cabo Verde. O projecto inclui um serviço online de emissão de taxas de vistos e de segurança aeroportuária – sistema electrónico de viagem, assim como a implementação de 11 e-gates (portas electrónicas) da Panasonic com reconhecimento facial. Estas ferramentas estão integradas com listas de vigilância nacional e internacional, informações antecipadas sobre os passageiros – advance passenger information ou API.

Com este novo sistema, os viajantes e autoridades de controlo de fronteira podem fazer um melhor controlo fronteiriço mais rápido e seguro. Com este projecto a Zetes abriu um novo escritório naquele país.

Com um número crescente de passageiros a cruzar as suas fronteiras (2,8 milhões em 2019),  Cabo Verde precisava de um sistema seguro e automatizado que permitisse proporcionar aos viajantes uma experiência de controlo de fronteiras fluida, garantindo verificações de identidade eficientes. As autoridades adjudicaram à Zetes com base na qualidade da oferta que apresentou combinando fiabilidade e a flexibilidade.

A primeira fase da implementação, centrada no fornecimento de uma solução de pré-registo de viajantes (taxas de visto e de segurança aeroportuária), estava operacional em menos de três meses.

Os viajantes que pretendam visitar as ilhas podem agora efetuar a requisição online, através de um website dedicado. Procedendo ao pagamento, obtém posteriormente um número de processo, facilitando o controlo fronteiriço aquando da sua chegada. Tal significa que os viajantes podem evitar o incómodo de deslocações ao consulado.

A segunda fase centrou-se na implementação dos e-gates Panasonic nos quatro aeroportos internacionais de Cabo Verde (Santiago, Sal, Boa Vista e São Vicente).

A terceira e última fase é a integração da solução de controlo de fronteiras completa, com listas de vigilância e API, que se encontra em curso e cuja conclusão está prevista para 2021. Quando estiver totalmente operacional, a solução vai permitir reduzir o tempo no controlo fronteiriço, por viajante, de 1 minuto e 30 segundos para apenas 30 segundos, utilizando os e-gates. Em condições ideais, este tempo pode ser reduzido para cerca de 12 segundos por passageiro. 

Desde que a Zetes integrou o grupo da Panasonic, em 2017, esta é primeira implementação dos e-gates da Panasonic, que inclui um motor de reconhecimento facial de alto desempenho, que também está activo em sete aeroportos do Japão.