Axians Portugal desenvolveu plataforma tecnológica do WOW em Gaia

Notícias

World of Wine (WOW) é o recente polo de atracção cultural e turístico em Vila Nova de Gaia, no Norte do país, inaugurado em Julho de 2020. O espaço de mais de três hectares conta com áreas dedicadas a experiências gastronómicas, vinícolas e museológicas. A nível tecnológico, nomeadamente tecnologias de informação, a Axians Portugal esteve envolvida em todas as etapas do projecto, desde o ponto zero até à implementação e integração de todas as tecnologias.

 “Toda a plataforma tecnológica foi pensada e dimensionada no vazio”, explica Rui Calmão, Diretor de Business Analytics & Transformation e responsável por esta etapa estruturante, num estudo de caso divulgado este mês pela Axians.

Como aponta, “os requisitos tecnológicos e digitais capazes de suportar a operação do WOW foram, por isso, os primeiros que o Grupo The Fladgate Partnership delegou à Axians Portugal”.

O responsável destaca a complexidade do projecto e o desafio, nomeadamente o que esteve associado à videovigilância. Como refere, “definimos todos os locais e ângulos que precisavam de estar visados pelo sistema, evitando os chamados ‘ângulos mortos’, quando a única coisa que tínhamos era a planta dos espaços. Isto representou grande complexidade e responsabilidade, pois teve de assegurar, por exemplo, que uma criança perdida num museu não vai simplesmente desaparecer das câmaras e que o sistema de segurança vai conseguir saber permanentemente onde ela está”.

O  trabalho da Axians implicou pensar e integrar todas as plataformas que suportam agora as mais variadas estruturas e valências do WOW, quer para quem lá trabalha, quer para os visitantes, quer ainda para os gestores do espaço.

Esta missão “ englobou desde as soluções que suportam a videovigilância, o parqueamento e a bilhética, à estrutura informática que apoia a operação de museus, lojas e restaurantes, passando pela conetividade em Software Defined Network que permite o acesso e cobertura digital de todo o espaço, assim como pelas plataformas de Cloud, Cybersecurity, Business Intelligence e Analytics que ligam todas estas soluções para dar a conhecer aos gestores do WOW o que está a suceder neste complexo em tempo real”.

Com um total de área de exposição de 35.000m2, o WOW é constituído por seis museus e nove espaços de restauração, um parque de estacionamento com 142 lugares, lojas, espaços de exposição e uma escola sobre vinhos.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub