Rodrigo Cavaleiro é vice-presidente do comité europeu para segurança nos espectáculos desportivos

Em transição Lazer e Desporto Notícias

Rodrigo Cavaleiro foi eleito vice-presidente do comité do Conselho da Europa para a segurança nos espectáculos desportivos. O português é presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto em Portugal.

Rodrigo Cavaleiro, foi eleito por maioria de votos, numa eleição que contou também com candidatos da Turquia, Rússia e Espanha.

“O resultado obtido reflete o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Portugal em matéria de segurança dos eventos desportivos ao longo das últimas duas décadas, em especial após o EURO2004, bem como os recentes desenvolvimentos conseguidos pelas autoridades nacionais na implementação do novo modelo integrado de segurança dos espetáculos desportivos defendido pela Convenção de Saint-Denis”, aponta a APCVD.

Integrada nos trabalhos da primeira reunião do Comité permanente da “Convenção do Conselho da Europa sobre uma Abordagem Integrada da Segurança, da Protecção e dos Serviços, por Ocasião dos Jogos de Futebol e outras Manifestações Desportivas” (Convenção de Saint-Denis), que teve lugar nos dias 14 e 15 de Abril, decorreu a eleição dos membros que compõem a Direcção deste Comité, escolhidos entre os representantes dos países que ratificaram a Convenção.

Oficial da Polícia de Segurança Pública e presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto desde a recente criação desta entidade, Rodrigo Cavaleiro tem vindo a representar Portugal em grupos internacionais da especialidade desde 2010, dos quais são exemplo projetos do Conselho da Europa, União Europeia e Interpol (Stadia Project).

A equipa diretiva agora eleita, liderada pelo romeno Adrian Dinca, Presidente do Comité, terá um mandato de dois anos, não remunerado, com o objectivo de acompanhar a implementação da Convenção de Saint-Denis. Esta Convenção, que versa em especial sobre a segurança dos espetáculos desportivos, foi lançada oficialmente pelo Conselho da Europa em 2016, numa cerimónia que decorreu no Stade de France, em Saint-Denis, durante o Campeonato da Europa de Futebol (EURO2016).

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub