UE atribui 11 milhões para a cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Comissão Europeia aprovou na segunda-feira um fundo de 11 milhões de euros para 22 projectos em 18 Estados-Membros que procuram reforçar a capacidade de cibersegurança da União Europeia, com o objectivo de mitigar ameaças e incidentes cibernéticos, anunciou o executivo num comunicado.

A fim de cumprir os requisitos estabelecidos pela Directiva sobre a segurança das redes e sistemas de informação (NIS) e pela Lei de Segurança Cibernética, estes projectos receberão, após o Verão, as ferramentas e competências necessárias estabelecidas nestas regras.

Além disso, terão de participar em “actividades destinadas a melhorar a cooperação no seio da UE”.

Os projectos foram seleccionados na sequência de um convite à apresentação de propostas lançado pelo mecanismo Conectar a Europa, que irá apoiar organizações de cibersegurança em 18 Estados-Membros e que entre 2014 e 2020 já foi financiada pela UE com quase 47,5 milhões de euros, com o objectivo de reforçar a cibersegurança.

Entre os beneficiários encontram-se equipas de resposta a incidentes de segurança informática, operadores de serviços essenciais em sectores como a saúde, energia, transportes, entre outros, bem como equipas de certificação e testes de cibersegurança, tal como definido na Lei de Segurança Cibernética da UE.

Dos 22 projectos seleccionados, 12 apoiarão operadores de serviços essenciais (OES), Autoridades Nacionais Competentes e o intercâmbio e análise de informação.

Quatro deles apoiarão a preparação conjunta, a partilha da consciência da situação e a resposta coordenada a incidentes de cibersegurança, enquanto seis deles apoiarão a cooperação e o desenvolvimento de capacidades para a certificação de cibersegurança.

A Comissão recordou também que mais de mil milhões de euros do Programa Europa Digital serão atribuídos às áreas focais da nova Estratégia de Segurança Cibernética da UE.

O Programa Europa Digital foi adoptado em Dezembro de 2020 e visa promover a implantação em larga escala das tecnologias mais avançadas, tais como inteligência artificial e ferramentas de cibersegurança de próxima geração, a fim de acelerar a transformação digital das sociedades e economias europeias.

Por outro lado, apoia o investimento nas redes de infra-estruturas digitais, de transportes e de energia da Europa, com o objectivo de ajudar a alcançar a dupla transição verde e digital, contribuindo para os objectivos do Pacto Verde Europeu e para a Década Digital.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub