Conferência Anual C-Days do Centro Nacional de Cibersegurança arranca dia 14 de Junho

Cibersegurança e InfoSec Conteúdo Premium Notícias

O C-Days, conferência anual de cibersegurança, organizada pelo CNCS, decorre entre 14 e 16 de Junho, no Porto. Com o tema “Naturalizar Competências”, a edição deste ano reúne um painel de vários especialistas nacionais e internacionais que irão debater e analisar as principais tendências e preocupações em matéria de cibersegurança. A Security Magazine junta-se, uma vez mais ao evento, como media partner.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Centro Nacional de Cibersegurança, autoridade nacional em matéria de cibersegurança, organiza a sua conferência anual C-Days. Este ano, a organização ruma novamente ao Porto, para uma conferência de três dias em torno dos principais temas do sector.

Profissionais, académicos, decisores e interessados em geral reunem-se à volta do tema “Naturalizar Cometências”. No fundo mostrarão as suas preocupações e estratégias para tornar a cibersegurança numa preocupação natural e num “saber fazer”, assimilado desde os primeiros anos de formação e no modo de actuação das empresas e administração pública.

Programa abrangente

57 oradores, 10 painéis, 10 sessões técnicas a decorrer em simultâneo e quatro keynotes de especialistas marcam a edição deste ano. Destaque ainda para a iniciativa “Cyber Security Challenge PT (CSC.PT)” que resulta da cooperação entre o Centro Nacional de Cibersegurança, Instituto Superior Técnico, Universidade do Porto e com o apoio da AP2SI-Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação.

O arranque do C-Days conta com a presença de Miguel Pereira Leite, presidente da Assembleia Municipal do Porto, Lino Santos, coordenador do CNCS, e Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência. Já o encerramento conta com a presença de António Gameiro Marques, director-geral do Gabinete Nacional de Segurança, e Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Entre os principais temas a abordar destaque para:

  1. Sociedade | Competências Chave em Cibersegurança para a Sociedade do Futuro
  2. Sociedade | Educação de crianças e jovens em cibersegurança
  3. Riscos e Conflitos | Threat Intel a Nível Europeu – mitos e realidades
  4. Riscos e Conflitos | Inteligência Artificial: Abraçar as competências do futuro
  5. Ética e Direito | SRI 2.0 a revisão da directiva de segurança das redes e sistemas de informação
  6. Ética e Direito | Políticas de divulgação de vulnerabilidades: uma responsabilidade
  7. Economia | Cibersegurança inclusiva: combater as assimetrias
  8. Economia | Economia circular, digitalização e investimento em cibersegurança
  9. Inovação e Tecnologia Futuras | 5G – a gestão de riscos e inovação
  10. Políticas Públicas | A nova estratégia da UE para a Cibersegurança: caminhos e desafios

A edição deste ano conta com a parceria do 2021Portugal.eu, Câmara Municipal do Porto e Universidade do Porto, bem como das organizações Cipher, Claranet, EDP, Fortinet, homeostase, Integrity, Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP Telecom, pahl_data, Redshift e Warpcom.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.