Conferência CDAYS do Centro Nacional de Cibersegurança decorre na próxima semana no Porto

Cibersegurança e InfoSec Notícias

“Naturalizar Competências” é o tema da edição deste ano da conferência anual do Centro Nacional de Cibersegurança. O CDays este ano ruma, novamente, à Alfândega do Porto, para três dias de intensa partilha e debate à vota dos principais temas da cibersegurança. Entre 14 e 16 de Junho, a Security Magazine junta-se a esta edição como media partner.

“A edição deste ano está inserida no programa oficial da presidência portuguesa do Conselho da Comissão Europeia e, nesse sentido, faz todo o sentido alinhar alguns temas à estratégia europeia de cibersegurança (divulgada em Dezembro de 2020) e aos dossiers legislativos que lhe estão associados, nomeadamente a proposta para uma nova directiva de segurança e das redes de informação”, adiantou à Security Magazine, Lino Santos, coordenador do CNCS.

Veja aqui o programa do evento

Sociedade, Riscos & Conflitos, Ética & Direito, Economia, Inovação & Tecnologias Futuras e Políticas Públicas serão os grandes temas que decorrem ao longo dos três dias, acompanhados simultaneamente pelas sessões técnicas e paralelas (convidados e call de grupo de trabalho AP2SI, OxPOSEC e CERT.PT).

A sessão de abertura está marcada para as 14h30, com Miguel Pereira Leite, presidente da Assembleia Municipal do Porto, Lino Santos, coordenador do CNCS e Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência.

O reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira inicia os trabalhos, seguido pelo primeiro painel dedicado às competências-chave em cibersegurança para a sociedade do futuro, com a presença de representantes do CNCS, APDSI, INCODE.2030 e .PT e Universidade da Beira Interior.

Antes da reflexão do dia de Miguel Brito Campos, vogal da direcção da APDSI, tem lugar o segundo painel sobre educação de crianças e jovens em cibersegurança.

O segundo dia do evento, 15 de Junho, conta com uma abertura à participação de várias entidades estrangeiras. O dia arranca pelas 9h30 com Christian Van Heurck, coordenador de formação e exercícios da ENISA, seguido pelo primeiro painel sobre os mitos e realidades do threat intel a nível europeu, com o DNS.PT, ENISA, CERT.PT e CERT-EU.

Veja aqui o programa do evento

A inteligência artificial estará em destaque num painel com a presença de representantes da Universidade de Lisboa, Critical, Fraunhofer e Porto Digital.

A tarde conta com duas sessões sobre a revisão da directiva de segurança das redes e sistemas de informação e as políticas de divulgação de vulnerabilidades, com a presença de representantes do CNECT H Comissão Europeia, Administração da Segurança da Informação da República da Eslovénia, CNCS, Sistema de Segurança Interna, Centro Nacional de CIbersegurança dos Países Baixos, BSI/CERT-Bund e Gabinete do Cibercrime da PGR. O dia termina com a reflexão trazida por Magda Coco, da VdA.

De referir que durante este dia decorre o Cyber Security Challenge PT, CTF, bem como as sessões técnicas e o cyber investor days, organizado pela ECSO.

O último dia arranca com a apresentação do MOOC Cidadão Cibersocial, por Teresa Sofia Castro, investigadora do ICNOVA, seguido pelo primeiro painel sobre combate a assimetrias, numa cibersegurança inclusiva, com a AMF Safety Shoes, Assembleia da República, Redshift e COLABOR.

Especialistas da SONAEIM, NOS Comunicações, Parlamento Europeu e CMVM abordam num segundo painel o tema da economia circular, digitalização e investimento em cibersegurança.

Após a keynote de Katie Morris, head of online harms regulatory framework, security and online harms directorate do Governo do Reino Unido, o 5G estará em destaque numa sessão com representantes da ANACOM, Universidade Autónoma, CNCS e IT Aveiro.

A nova estratégia da UE para a cibersegurança será debatida por José Magalhães, deputado da AR, Lino Santos e Uros Svete, da Administração da Segurança da Informação da República da Eslovénia.

Após a entrega dos prémios do CTF, António Gameiro Marques, director-geral do GNS, e Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus encerram esta edição do CDAYS.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.