Vila Nova de Famalicão tem centro de controlo de inteligência urbana

IA Notícias

Vila Nova de Famalicão apresentou a B-Smart Famalicão, uma plataforma de inteligência urbana, desenvolvida em parceria com a NOS e a FOCUS BC, que agrega as ferramentas de gestão inteligente do município. Esta junta-se a outras cidades ccomo Albufeira, Lagoa, Matosinhos, Moita e Seixal onde estão a ser implementadas soluções de sensorização para recolha de dados em áreas como a iluminação pública inteligente, videovigilância, telegestão de redes de água, rega inteligente e recolha de lixo. Em todas estas cidades, a informação é agregada e trabalhada numa Plataforma de Inteligência Urbana, que consiste num centro de gestão integrada da cidade permanentemente interligado às infraestruturas e data centers da NOS.

Materializando-se num Centro de Controlo Smart City, esta plataforma processa e analisa, de forma imediata, a informação  recolhida através dos dispositivos de sensorização presentes na cidade, activando os serviços camarários competentes necessários.

A plataforma permite à autarquia controlar os principais elementos que integram as funções da cidade, nomeadamente o ambiente, iluminação pública, segurança, trânsito, vias de comunicação, parques de estacionamento, entre outras infra-estruturas, numa visão 360º da cidade.

O novo Centro de Controlo é um elemento central no desígnio do município em se tornar cada vez mais eficiente na gestão do território e dos serviços disponibilizados ao cidadão.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, “ A NOS está há muito empenhada no desenvolvimento de cidades inteligentes em todo o país, conjugando as mais avançadas soluções tecnológicas com um track record incomparável na implementação de projectos de transformação digital nas autarquias. À luz da parceria que nos liga, Vila Nova de Famalicão é agora um município à prova de futuro, preferencial para o desenvolvimento de novas soluções de inovação para Smart Cities”.

O Presidente Municipal da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, fala  “numa nova janela que se abre sobre Vila Nova de Famalicão, um novo modelo de abordagem concelhia com informação útil para a gestão municipal e necessária para as pessoas”. O autarca salienta, por isso, os ganhos “ao nível da transparência, participação e inovação” que a Smart City vem dar ao concelho.

Na página https://famalicao.city-platform.com/portal/ pode ver algumas das aplicações da B Smart Famalicão.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.