IA, sensorização e blockchain aumentam eficiência nas forças armadas

IA Notícias

A Indra, empresa de consultoria e tecnologia, concluiu o desenvolvimento de uma plataforma de sustentação inteligente 4.0, que prevê as necessidades logísticas das Forças Armadas e facilita aos sistemas e plataformas aéreas, navais e terrestres o cumprimento das suas missões, nas melhores condições.

O sistema multiplica a eficiência com que as Forças Armadas planeiam as suas operações, permitindo-lhes conhecer com total precisão o estado e disponibilidade de cada sistema e plataforma, proporcionando assim agilidade no destacamento e apoio de unidades em qualquer parte do mundo. Estas tecnologias de manutenção preditiva são particularmente úteis em missões internacionais de paz.

Ao mesmo tempo, o sistema assegura a manutenção de cada sistema, veículo, avião ou embarcação, evitando avarias graves e prolongando a sua vida útil e disponibilidade, originando níveis mais elevados de segurança, eficiência e enormes poupanças de custos.

Com este sistema, os comandos vão ser capazes de monitorizar em tempo real todos os fluxos logísticos das Forças Armadas, prever trabalhos de manutenção e necessidades de material com enorme precisão, calcular custos e orçamentos e integrar de forma simples todos os seus fornecedores, através da tecnologia blockchain.

A sensorização do equipamento permite recolher uma enorme quantidade de dados sobre o desempenho de cada sistema, veículo, avião, etc, que podem ser transmitidos à plataforma de sustentação em tempo real ou, caso este tipo de comunicação não seja possível, no final da missão, graças à hiperconectividade entre sistemas.

Isto significa que se uma aeronave detecta, por exemplo, uma anomalia em qualquer dos parâmetros do seu motor ou em qualquer sistema electrónico enquanto se encontra numa missão, pode alertar para o problema em tempo real.

A plataforma de sustentação da Indra recebe o alerta e é responsável por solicitar os componentes e mobilizar a equipa técnica para que a falha possa ser analisada e reparada no regresso da aeronave à base.

A precisão e quantidade de dados recolhidos de cada sistema permite a criação de digital twins com os quais se pode saber o estado operacional da plataforma e obter informações chave para a tomada de decisões, o que permite analisar e simular cenários para averiguar como o sistema irá responder sob certas condições na sua próxima missão.

A plataforma de sustentação 4.0 da Indra está concebida para depender estritamente de uma infraestrutura privada em cloud sob o controlo das Forças Armadas e para armazenar com segurança o enorme volume de dados que recolhe e proporcionar uma visão genérica do estado e necessidades de cada unidade das Forças Armadas.

O software analítico e algoritmos de inteligência artificial processam e estudam estes dados para apresentar aos comandantes as informações relevantes que estes necessitam para a tomada de decisões.

Por outro lado, os operadores e mecânicos têm acesso a informações extremamente úteis sobre falhas detectadas, configuração de cada sistema, revisões pendentes, etc.

As soluções de realidade mista e virtual guiam-nos na reparação de sistemas cada vez mais complexos e sofisticados. A câmara de um telemóvel ou tablet é suficiente para reconhecer o sistema em questão e aceder a informação actualizada sobre a sua configuração e estado numa questão de segundos.

A utilização de óculos de realidade virtual eleva ainda mais estas possibilidades, permitindo-lhes solicitar suporte remoto a colegas de outras bases ou mesmo de outros países, o que é especialmente útil em missões internacionais.

A plataforma de sustentação da Indra é a primeira no mercado que integra, num único grupo, a gestão de activos de defesa, manutenção computorizada e gestão de sistemas e instalações.

O desenvolvimento deste conceito avançado de Sustainment 4.0 é resultado do amplo conhecimento da Indra enquanto empresa líder com décadas de experiência no desenvolvimento e evolução do sistema de gestão logística SIGLE utilizado pelo exército espanhol.

OSIGLE serve mais de 10.000 utilizadores, mil unidades, centros e organizações, e gere mais de 700.000 materiais diferentes. A Indra também desenvolveu os sistemas de manutenção automática que testam o correcto funcionamento de toda a eletrónica dos veículos Pizarro, tanques Leopard, helicópteros Tiger e aviões de combate Eurofighter europeus.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.