Projectos-piloto do Centro de Competência em Cibersegurança: Impacto e Oportunidades para as PME

Cibersegurança e InfoSec Notícias

DIGITAL SME Working Group Cybersecurity and Data Protection, juntamente com o Cyberwatching.eu, organizou um workshop sobre os Projectos-Piloto do Centro de Competência em Cibersegurança no dia 14 de Julho, para discutir oportunidades para as PMEs ou Pólos de Inovação Digital se envolverem nos projectos-piloto.

Com a criação do Centro Europeu de Competência em Cibersegurança em Bucareste, a Comissão Europeia e os Estados-Membros estão a tomar medidas para assegurar o reforço das capacidades europeias em matéria de cibersegurança, a fim de assegurar a autonomia digital europeia.

As PMEs estão no centro deste esforço, e o Centro de Competência representa uma oportunidade para as PMEs se envolverem directamente na decisão de como as nossas capacidades de ciber-segurança são desenvolvidas.

Antes da entrada em funcionamento do Centro, foram estabelecidos quatro projectos-piloto para desenvolver aspectos do Centro e da Rede:

SPARTA: com o objectivo de reimaginar a forma como a investigação, inovação e formação em cibersegurança são realizadas na Europa em todos os domínios e competências, SPARTA criará uma comunidade duradoura capaz de definir, moldar e desenvolver soluções que ajudarão os profissionais a prevenir a cibercriminalidade e a melhorar a cibersegurança.
CONCORDIA: uma Rede de Competências de Segurança Cibernética com competências líderes em investigação, tecnologia, industrial e pública, CONCORDIA fornece excelência e liderança em tecnologia, processos e serviços para estabelecer um ecossistema de segurança cibernética integrado na UE centrado no utilizador para a soberania digital na Europa.
ECHO: trabalhando para reforçar a soberania tecnológica da Europa, o projecto desenvolverá um ecossistema europeu de ciber-segurança, para apoiar a cooperação segura e o desenvolvimento do mercado europeu, bem como para proteger os cidadãos da União Europeia contra ameaças e incidentes cibernéticos.
CyberSec4Europe: utilizando exemplos de melhores práticas, bem como os conhecimentos e experiência dos parceiros, CyberSec4Europe está a conceber, testar e demonstrar potenciais estruturas de governação para uma futura Rede Europeia de Competência em Cibersegurança.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.