Tecnimont desenvolve projecto de 430 milhões para Repsol Portugal

Notícias

A Maire Tecnimont anunciou que a sua filial Tecnimont foi adjudicada pela Repsol para a realização de uma Unidade de Polipropileno e uma Unidade de Polietileno, como parte da expansão da Repsol do Complexo Industrial de Sines em Portugal.

O valor total do contrato é de aproximadamente 430 milhões de euros. O âmbito do projecto implica serviços de engenharia completos, fornecimento de equipamento e material, actividades de instalação e construção. A conclusão do projecto está prevista para 2025.

As novas , que representam o maior investimento industrial em Portugal nos últimos dez anos, terão uma capacidade de 300.000 toneladas por ano cada uma e estarão localizadas dentro do complexo industrial da Repsol em Sines, Portugal.

As tecnologias aplicadas em ambas as unidades garantirão a máxima eficiência energética e serão as primeiras do seu género a ser implementadas na Península Ibérica, tornando o Complexo Industrial de Sines um dos mais avançados da Europa, devido à sua flexibilidade e elevado grau de integração.

A Repsol é uma empresa global multi-energética estabelecida em Espanha e cotada na Bolsa de Valores espanhola há 25 anos. Os seus produtos são distribuídos em quase 100 países a cerca de 24 milhões de clientes. O Complexo Industrial Repsol em Sines é o maior complexo químico em Portugal.

Recorde-se que a Repsol vai construir duas fábricas de materiais poliméricos de alto valor acrescentado no seu Complexo Industrial de Sines. O investimento total é de 657 milhões de euros e permitirá expandir a sua gama de produtos diferenciados e tornar o Complexo de Sines um dos mais avançados da Europa, devido à sua flexibilidade, elevado grau de integração e competitividade.

Durante a fase de construção, projecta-se a criação de uma média de 550 empregos directos, com momentos que poderão chegar a mais de 1.000 pessoas. Uma vez em funcionamento, o aumento de pessoal será de cerca de 75 empregos directos e 300 empregos indirectos.

Este investimento, em conjugação com a localização estratégica da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines (gerida pela aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, subsidiária da AICEP), a proximidade ao porto de Sines, e a criação de novas instalações logísticas, permitirá desenvolver mais sinergias na área industrial, melhorar a conexão ao mercado europeu, e reduzir a pegada de carbono do transporte dos produtos.

Um negócio industrial em transformação

O Plano Estratégico 2021-2025 da Repsol prevê um investimento total de 18.300 milhões de euros entre 2021 e 2025 e numerosas acções para desenvolver a sua actividade industrial.

A Repsol já está a transformar todos os seus complexos industriais em centros multienergéticos, equipando-os com as mais recentes tecnologias que lhes permitem descarbonizar os seus processos, através da melhoria da eficiência energética, do impulso da economia circular, da produção de hidrogénio verde e incremento da utilização e captura de CO2.

O Complexo Industrial de Sines

Criado em 1972 e em operação desde 1981, o Complexo Industrial de Sines é um complexo industrial integrado, da Repsol Polímeros, que fabrica e comercializa uma ampla variedade de produtos poliméricos, abrangendo a química básica e a derivada.

Localiza-se na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines e ocupa, actualmente, uma área de aproximadamente 100 hectares, que inclui um cracker, fábricas petroquímicas e outras unidades fabris.

A Repsol Polímeros detém ainda a concessão do TPQ – Terminal Petroquímico do Porto de Sines.

Desde a sua fundação, é considerado de extrema importância para o país, na medida em que garante a autonomia em sectores estratégicos como a energia e a produção de diversos produtos para inúmeras aplicações.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.