Oeiras conclui implementação de rede de comunicações LoRA

Notícias

O Município de Oeiras concluiu a implementação de uma rede de comunicações LoRA. Esta rede utiliza uma tecnologia de radiofrequência, possibilitando a transmissão segura de dados a longas distâncias (vários quilómetros) com um reduzido consumo de energia, condição fundamental para a implementação de dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Composta por dez antenas, esta nova rede assegurara a cobertura de todo o território do concelho de Oeiras.
 
A implementação da rede LoRA enquadra-se na estratégia de Oeiras Cidade Inteligente, suportada pela sensorização e conectividade de dispositivos que recolham e transmitam dados, enquanto elementos chave para uma gestão inteligente do território.

Estes dispositivos serão usados, para monitorizar a qualidade ambiental, optimizar a recolha de resíduos, controlo e gestão de iluminação, gerir as regas e consumos de água, alertas e meios de socorro, bem como garantir o bom funcionamento dos equipamentos municipais. 
 
Esta nova infraestrutura vai permitir assim, gerir e monitorizar em tempo real os diversos dispositivos IoT do Município de Oeiras e através deles recolher dados, que devidamente tratados e correlacionados, são instrumentos fundamentais para a boa gestão do nosso território e assim contribuir para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes.
 
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.