Mercedes-Benz desenvolve ferramenta para melhorar segurança nas estradas

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Os dados dos veículos podem salvar vidas e agora a Mercedes-Benz está a dar o próximo passo decisivo. A cidade de Londres está a explorar como os dados dos veículos, a começar pelos dados dos sistemas de assistência ao condutor da Mercedes-Benz, poderiam tornar as ruas da cidade mais seguras para todos, em particular para as pessoas que andam a pé e de bicicleta. Juntamente com a Transport for London (TfL) e uma equipa liderada pela divisão Urban Mobility Solutions (UMS) da Mercedes-Benz AG, foi desenvolvido o “Mercedes-Benz Road Safety Dashboard”. A ferramenta digital tem o potencial de identificar locais de maior risco antes da ocorrência de um incidente.

Actualmente, as cidades e autoridades utilizam informações sobre o históerico de colisões para compreender a segurança rodoviária e identificar os riscos nas suas estradas.

No entanto, isto exige sempre que já tenham ocorrido incidentes graves. Daniel Deparis, Head of Urban Mobility Solutions da Mercedes-Benz AG, e Rikesh Shah, Head of Commercial Innovation at Transport for London, estabeleceram uma parceria para trabalharem em conjunto na utilização desta solução inovadora.

As primeiras conversações com representantes de Londres tiveram lugar em 2019. Desde então, engenheiros, especialistas em segurança, especialistas em protecção de dados, e analistas de dados de Londres e da Mercedes-Benz têm trabalhado intensivamente em conjunto, com grande sucesso.

“Em conjunto com os Transportes para Londres e os nossos especialistas, iniciámos este projecto inovador para mais segurança rodoviária e conseguimos agora completar a fase de desenvolvimento”, diz Daniel Deparis, Chefe de Soluções de Mobilidade Urbana da Mercedes-Benz.

“A nossa visão é proteger todos os utentes das estradas com os nossos sistemas de segurança activa. A cooperação com os especialistas londrinos contribui para isso. Só juntos podemos dominar eficazmente os complexos desafios no ambiente urbano e dar um importante contributo para a segurança”, afirma Daniel Deparis.

“Estamos empenhados na nossa estratégia Vision Zero, que visa eliminar todos os mortos e feridos graves das estradas londrinas até 2041 e esta colaboração com a Mercedes-Benz irá ajudar-nos a desenvolver novas tecnologias baseadas em dados para nos aproximarmos mais deste objectivo” diz Rikesh Shah, Chefe de Inovação Comercial da Transport for London.

“Com os avanços da tecnologia, é essencial que exploremos como podemos tornar as estradas londrinas mais seguras”. Os conhecimentos da ferramenta são fascinantes e estamos agora a rever como poderíamos utilizar mais os dados dos veículos em Londres para nos ajudar a compreender melhor os níveis de risco – permitindo-nos planear e introduzir intervenções de segurança adequadas. Através da colaboração, podemos criar valor mútuo”.

O “Painel de Segurança Rodoviária da Mercedes-Benz” baseia-se em alertas individuais dos sistemas de assistência ao condutor, que são agora oferecidos em quase todas as séries de modelos Mercedes-Benz.

Os sistemas podem intervir em situações de trânsito perigosas e podem reduzir a gravidade de possíveis colisões ou mesmo evitá-las por completo. Se houver uma acumulação destas intervenções numa determinada área de trânsito, vale a pena observar mais de perto.

Os potenciais pontos de colisão são automaticamente identificados por alertas individuais no local exacto do GPS e são imediatamente analisados utilizando um algoritmo inteligente desenvolvido pelos engenheiros da Mercedes-Benz.

“É evidente que podemos oferecer aos planeadores urbanos um grande valor acrescentado com os dados que recolhemos e disponibilizamos. Com os nossos dados, podem ser tomadas decisões importantes sobre segurança rodoviária”, diz Daniel Deparis. Isto é possível uma vez que o “Painel de Segurança Rodoviária da Mercedes-Benz” mostra potenciais pontos de perigo para colisões no mapa de estradas: fácil de usar, de fácil utilização e com muita informação para acção orientada para o alvo.

Os dados anónimos dos veículos dos sistemas de assistência ao condutor são enriquecidos com dados adicionais de Londres. Isto inclui infra-estruturas de tráfego existentes, tais como semáforos ou informações sobre passagens pedonais sobre colisões já ocorridas, bem como veículo, ciclista, e densidade pedonal.

Desta forma, o “Painel de Segurança Rodoviária” mostra onde devem ser tomadas medidas. O foco está principalmente nos utentes mais vulneráveis da estrada: peões e ciclistas. Por conseguinte, as situações de risco em zonas em torno de escolas, infantários e universidades são consideradas prioritárias em Londres.

A Mercedes-Benz Soluções de Mobilidade Urbana pode integrar outras características no “Painel de Segurança Rodoviária”, tais como medição do volume de tráfego ou aviso de estradas escorregadias. Na sequência do sucesso da implantação em Londres, estão em curso projectos correspondentes em várias cidades europeias de grande e média dimensão.

Como funciona o “Painel de Segurança Rodoviária da Mercedes-Benz

Graças a sensores como ultra-sons, radares e câmaras estéreo, podem ser detectados objectos na proximidade do veículo: no alcance de detecção estão veículos a conduzir à frente, a atravessar, a aproximar-se por trás ou mesmo em sentido contrário – mas também peões, marcações de estrada e vários outros tipos de sinais de trânsito.

Se for emitido um aviso acústico e visual ou uma travagem de emergência autónoma, a informação é enviada para o Mercedes-Benz Cloud e anonimizada. Dois algoritmos processam os dados no backend: em primeiro lugar, são identificadas as posições GPS com acumulações de intervenções ocorridas. Em segundo lugar, estas potenciais manchas negras de colisão são cuidadosamente analisadas, e é calculada uma pontuação de risco. Esta informação é integrada e retratada no Painel de Segurança Rodoviária como um mapa digital.

“A protecção de dados tem prioridade máxima: apenas se o condutor tiver dado o seu consentimento para o processamento dos dados de assistência ao condutor através da aplicação “Mercedes me”, estes avisos ou intervenções autónomas de travagem são enviados do veículo para o Mercedes-Benz Cloud e aí processados de forma anónima”, diz a empresa.
Só então tais avisos ou mesmo intervenções autónomas de travagem são enviados do veículo para o Mercedes-Benz Cloud e aí processados de forma anónima.

O objectivo é desenvolver uma carteira líder mundial de veículos urbanos mais bem adaptados, produtos de mobilidade impulsionados por dados e sistemas de mobilidade urbana centrados no cidadão para as gerações actuais e futuras.

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