Sensores integrados em têxteis evitarão problemas ergonómicos em trabalhadores

Notícias Produtos Saúde Segurança no Trabalho

O projecto OPERATOR, iniciado em 2020, está a dar mais um passo no avanço tecnológico aplicado à indústria 4.0. A fim de assegurar o bem-estar (físico e mental) dos trabalhadores da indústria, o centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) desenvolveu um protótipo integrado em têxteis que, de uma forma mais natural e orgânica, permite detectar movimentos repetitivos que podem causar problemas ergonómicos aos trabalhadores.

O protótipo, que está actualmente a ser testado, poderá no futuro ser integrado no vestuário dos profissionais da indústria, nomeadamente em fardas, coletes, luvas, entre outros. A incorporação de sensores nos tecidos destina-se, de forma natural, a permitir a análise dos movimentos dos trabalhadores a fim de detectar e prevenir movimentos repetitivos que possam resultar em lesões nos sistemas músculo-esqueléticos. Realce para o facto de estes sensores poderem ser colocados em diferentes posições para análise dos movimentos.

O projecto OPERATOR teve início em 2020 com o objectivo de garantir o bem-estar dos trabalhadores industriais. No âmbito deste projecto, a FhP-AICOS é responsável pelo desenvolvimento tecnológico dos sensores e da plataforma digital, bem como pelo estudo e monitorização em tempo real dos trabalhadores.

Este projecto destaca as competências da FhP-AICOS nas áreas de Design Centrado no Homem, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos, bem como as suas áreas de estudo – Investigação do Utilizador em diferentes Ambientes; Visão Informática; Análise de Dados de Sensores Vestindo; Sistemas Cognitivos e de Apoio à Decisão; e a Internet das coisas.

Com um valor global que excede 1. 88 milhões de euros, financiados pelo MIT e pela Agência Nacional de Inovação (ANI), a OPERATOR resulta de uma parceria entre várias instituições, tais como Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), Zenithwings, NST Apparel Lda, Volkswagen Autoeuropa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto (FPCEUP), Universidade do Minho (UM), Instituto de Engenharia e Ciência Médica (IMES) e Controlconsul – Consultoria, Serviços e Representações, Lda.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.