NEC recorre a sensorização de fibra óptica com Inteligência Artificial

IA Notícias Produtos

A NEC Corporation anunciou o início da comercialização de um produto que utiliza a sensorização de fibra óptica, a qual permite que os fornecedores de serviços de comunicação (CSP) e proprietários de fibra óptica de todo o mundo utilizem a fibra óptica como um sensor.

Este produto contribui para a manutenção de infraestruturas por meio da utilização de IA para análise de vibrações detectadas com fibras ópticas, o que permite a detecção de anormalidades, tais como danos na fibra, e auxilia na prevenção de danos futuros.

Esta solução utiliza a tecnologia de sensorização de fibra óptica da NEC, de forma a permitir a sensorização de fibras ópticas já existentes e que são habitualmente usadas para comunicações.

Além de um sensor ligado a uma extremidade da fibra óptica, consiste num software com uma função de detecção de vibrações e condições externas que possam causar uma anormalidade, bem como uma função de mapeamento que exibe com precisão as informações de localização, tais como a latitude e longitude de uma secção da fibra.

Nos últimos anos, com a disseminação das comunicações de alta velocidade e alta capacidade para 5G, a importância da fibra óptica aumentou e mais fibra tem vindo a ser instalada continuamente. Em resultado disso, há um impacto crescente devido a falhas de comunicação causadas por fibras danificadas.

Os CSP e os proprietários de fibras ópticas precisam de um sistema de suporte à manutenção e gestão eficientes da fibra. Além disso, à medida que as instalações de fibra óptica aumentam, é cada vez mais difícil para os CSP e os proprietários de fibras ópticas identificarem, rapidamente, as áreas danificadas em caso de quebra da fibra, tornando difícil para os operadores e pessoal de manutenção fazer reparações rapidamente.

Esta solução detecta sinais de danos potenciais no cabo de fibra causados por trabalhos de construção inesperados, deterioração, etc., detectando vibrações que diferem das condições normais e que permitem não só a rápida identificação como também a rápida reparação das áreas danificadas pelo mapeamento preciso das informações de localização da fibra.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.