Equipa portuguesa conquista 7º lugar no European Cybersecurity Challenge 2021

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Portugal conquistou o sétimo lugar no European Cybersecurity Challenge 2021, edição que decorreu durante a última semana em Praga, Chéquia, numa organização da Agência Europeia para a Cibersegurança.

Esta é uma competição que reúne jovens talentos de toda a Europa e decorre num ambiente de fair play. Ao longo de quatro dias, as equipas de cada país são desafiadas a resolver desafios complexos relacionados com segurança informática, desde a segurança da web, segurança de dispositivos móveis, criptografia, engenharia reversa, engenharia social e análise forense, num formato de acumulação de pontos. 

O European Cyber Security Challenge 2021 contou com a participação de mais de 18 países, mais de 200 jovens talentos em competição, 350 participantes e 120 especialistas na área de cibersegurança.

Portugal competiu com uma equipa constituída por 10 jovens talentos nacionais, seleccionados no âmbito da iniciativa “Cyber Security Challenge PT”. 

Esta iniciativa resulta de uma estreita cooperação entre o Centro Nacional de Cibersegurança, Instituto Superior Técnico, Universidade do Porto e conta com o apoio da AP2SI-Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação e suporte do Consórcio Centro Internet Segura.

 Trata-se de uma iniciativa que se insere no eixo Educação do programa INCoDe.2030, visando treinar e formar as camadas mais jovens da população através do estímulo e reforço nos domínios da literacia digital e das competências digitais em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida.

De referir ainda que, anualmente, o “Cyber Security Challenge PT” promove uma competição de “Capture The Flag” (CTF), integrada na conferencia anual C-Days, onde os participantes testam as suas competências nas várias áreas da segurança informática.

Esta competição objectiva a seleção de uma equipa de 10 estudantes, entre os 15 e 26 anos, para representar Portugal no “European Cyber Security Challenge” e outras provas internacionais. 

De notar que na última competição do European Cyber Security Challenge, ocorrida em 2019, Portugal ficou classificado em 10º Lugar num total de 20 Países em competição, tendo sido esta a primeira participação portuguesa nesta competição internacional.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.